Geral
Equipamentos de proteção podem salvar a vida de motociclistas
Mês de agosto registrou maior número de acidentes com mortes em Campo Grande
Sexta-feira, 10 Setembro de 2021 - 12:10 | Yara Borges

Agosto foi o mês que registrou um aumento significativo em acidentes de trânsito com mortes causados por imprudência de motoristas e motociclistas em Campo Grande. Foram registados cerca de 25 homicídios culposos no trânsito, morte decorrente de ação imprudente, negligente e imperita.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevê pena de 2 a 4 anos para este crime, além de suspensão ou proibição do direito de dirigir. A pena pode ser aumentada se o motorista não possuir habilitação, deixar de prestar socorro e dirigir colocando a vida de outras pessoas em perigo.
Murilo Cavalheiro de 25 anos, proprietário da Race Track, loja especializada em linha de equipamentos de proteção para o motociclista, conta que já sofreu um acidente e por estar usando os equipamentos necessários, evitou graves fraturas. "Eu cai a 224 km por hora no autódromo. Eu estava com um macacão completo, protetores de coluna, bota, luva, capacete. E em um acidente de 224 km por hora eu tive zero faturas, só dores de impactos que realmente não tem como segurar, mas sem nenhuma fratura", conta.

Murilo oferece toda a linha de equipamentos de proteção para motociclista em sua loja. "Hoje na loja eu ofereço toda a linha de vestuário e proteções ao motociclista, tanto jaquetas, quanto calças e até ênfase em protetores de coluna, luvas com proteções internas na palma, porque em uma queda, a primeira coisa que você põe no chão é a palma da mão. Temos botas com reforço de antitorção, que ajuda a não fraturar o pé", conta.
Além de vender os equipamentos, o empresário alerta sobre a importância de utilizar os equipamentos específicos. "Hoje em dia cresceu muito o público de motociclistas, mas tem muitas pessoas que ainda não têm esse equipamento e muitas pessoas que não sabem a importância desse equipamento de proteção. Então, além de vender, nós explicamos a importância do motociclista utilizar os equipamentos para evitar fraturas e até mesmo, acidentes fatais. Já tivemos clientes que já passaram por situações de presenciarem acidentes com colegas, e virem aqui para comprar os equipamentos. Temos que reforçar a importância desse equipamento de proteção, tanto em quedas na pista, quanto na rua. Teve situações de colegas que sofreram acidentes utilizando os equipamentos de proteção certos na rodovia, que graças a Deus não teve nenhuma fratura", explica.
Gabriel Santana de 32 anos, autônomo, conta que já se acidentou e por conta dos acessórios de proteção não teve ferimentos. "Em 2010, eu estava de moto em Chapadão do Sul, eu havia bebido e acabei caindo de moto. Não me machuquei graças ao capacete, a jaqueta e luvas específicas, se não fosse isso, eu teria me machucado muito", disse.

"A gente gasta um valor alto em uma motocicleta às vezes, e queremos economizar na nossa proteção, que inclusive é a mais importante. Os bens materiais são fáceis para consertar, mas uma lesão, uma fratura, você gasta muito mais do que uma própria jaqueta, um capacete, um protetor de coluna e a própria motocicleta", alerta.
Jacinto Ferreira Neto de 34 anos, eletrotécnico, diz que já caiu várias vezes de moto e que em uma dessas quedas, ele não estava usando os acessórios de proteção e teve ferimentos. "Teve uma vez que eu sai de moto da oficina para testar, quando eu entrei na BR, quando eu acelerei, entrou uma caminhonete na frente, ele passou o sinal de pare e eu bati na porta da caminhonete. Eu me machuquei bastante, não quebrei nada, mas machuquei bastante a minha bacia e tive muitos ralados pelo corpo. Eu estava sem os equipamentos de proteção, apenas de capacete. Todos esses ralados e machucados, seriam evitados se eu estivesse com os equipamentos, inclusive a bacia teria sido preservada se eu estivesse de macacão ou calça específica", ressalta.

Macacões de proteção (Foto: Luciano Muta) Capacetes (Foto: Luciano Muta) Bota anti-torção (Foto: Luciano Muta) Luvas com proteção (Foto: Luciano Muta)
Para quem deseja conhecer a loja fica localizada na rua Profa. Elisa Silva, 335- Chácara Cachoeira, em Campo Grande. Ou para quem prefere ligar, o número de contato é: (67) 9 9904-1826 e siga a rede social da loja: @racetrackoficial.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital