Geral
Energisa viabiliza produção de 65 mil máscaras para indígenas e idosos
Quinta-feira, 14 Maio de 2020 - 12:58 | Redação
A Energisa estende a rede de solidariedade implementada pelo Movimento Energia do Bem com mais uma iniciativa de enfrentamento à pandemia. Nos próximos 40 dias serão confeccionadas 65 mil máscaras de tecido para distribuição em asilos e aldeias indígenas.
Foram investidos R$ 100 mil na produção local das máscaras devido a menor probabilidade de contaminação contra o novo coronavírus para quem utiliza a proteção em locais públicos e áreas de maior concentração de pessoas.
A ação acontece em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no combate ao coronavírus, articulada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro) e com participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
“Enquanto pudermos ampliar o apoio a quem precisa, especialmente aqueles que estão no grupo de risco, o faremos. E a confecção das máscaras é uma forma de contribuir também com a economia local; um outro setor que vem sentindo os efeitos dessa pandemia. Seguimos mobilizados para cumprir nossa responsabilidade social”, afirmou Marcelo Vinhaes, diretor-presidente da Energisa MS.
O secretário da Semagro, Jaime Verruck, destaca a importância do envolvimento das empresas nas ações de combate à pandemia. “Recebemos essa demanda da Secretaria da Saúde e através de uma articulação com a Energisa, conseguimos que fosse de pronto atendida. Confirma que as empresas sul-mato-grossenses têm mostrado seu engajamento com um só objetivo: preservar vida ao combater o Covid-19 em Mato Grosso do Sul.”
O secretário chamou a atenção para o modelo adotado na parceria, em que a produção das máscaras fica por conta de uma associação de ajuda humanitária. “Interessante destacar dois pontos: primeiro, essa rede de solidariedade que criamos em Mato Grosso do Sul que tem a Energisa como uma das empresas parceiras. E o segundo, fazendo através de uma ação solidária. Temos reiterado às empresas que, podendo comprar no mercado local, é fundamental. E nesse caso é uma associação que trabalha com economia solidária. Então vai gerar renda a todas as 27 mulheres associadas. É uma ação para salvar vidas e que atende uma associação que gera renda para pessoas vítimas de violência doméstica.”
A confecção das máscaras de tecido 100% algodão será realizada por costureiras da ONG Associação de Capacitação de Economia Solidária do Povo (ACIESP), instituição que existe há dez anos e que atende mulheres vítimas de violência doméstica. As 27 voluntárias da associação vão contar com o apoio do Senai no corte do material. A estimativa é de que as costureiras produzam 10 mil máscaras por semana.
Para a presidente da ACIESP, Cereucy Santiago Ramos, “é muito gratificante ver empresas sensibilizadas com a situação sem medir esforços para ajudar. Esse valor destinado à nossa instituição é muito bem-vindo porque as costureiras envolvidas neste trabalho também vão poder ajudar a sua família”, destacou.
Últimas Notícias
- Educação - 07:00 IFMS abre inscrições para cursos técnicos gratuitos voltados a jovens e adultos
- Três Lagoas - 18:40 Livre da cadeia, filho invade casa da mãe e descumpre medida protetiva
- Saúde Pública - 18:05 Ação reforça a importância da integração entre saúde bucal e saúde geral
- Argentina - 17:51 De Campo Grande a Buenos Aires, artista apresenta a força da dança do MS
- Saúde - 17:25 Live debate práticas integrativas no SUS com terapeutas de SP e MS
- Clima - 17:10 Capital sob alerta de mais chuvas intensas
- Campo Grande - 17:00 Trio é condenado a prisão pela morte de adolescentes por engano
- Ciência - 16:50 MS avança na ciência e na formação de pesquisadores com investimentos
- Amplavisão - 16:39 A eficiência local e a ideologia pautarão as eleições, por Manoel Afonso
- Nacional - 16:36 Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil

