Geral
Em restauração, 'Tuiuiús do Aeroporto' ficam prontos em Julho
Em 2023, após uma forte rajada de vento, uma das esculturas foi danificada; revitalização começou neste mês
Sábado, 26 Abril de 2025 - 07:00 | Redação

Zé Bicudo, Majestoso e Asa Branca, as esculturas das aves símbolo do Pantanal, do Aeroporto Internacional de Campo Grande, passam por restauração. O trabalho é feito pelo artista plástico Cleir o próprio criador do Monumento Pantanal Sul, conhecido como ‘Tuiuiús do Aeroporto’.
O trabalho começou neste mês de Abril e deve ser finalizado em Julho. A iniciativa ocorre com apoio do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e AENA, gestora do aeroporto.
Foi observando a revoada dos tuiuiús em Corumbá que o artista plástico Cleir se inspirou para criar o monumento, hoje considerado um dos principais cartões-postais de Campo Grande.
“É uma alegria muito grande poder novamente revitalizar essa obra 25 anos após sua criação. Me lembro que, observando o voo dos tuiuiús, percebi a semelhança com a aerodinâmica das asas das aeronaves e foi quando me dei conta de que nada poderia representar melhor o Pantanal e o aeroporto que esse movimento aéreo da ave”, conta Cleir.
Cada ave está posicionada de modo que represente uma aeronave no momento do pouso, abastecimento e decolagem. Em 2023, após uma forte rajada de vento, uma das esculturas foi danificada e, no início de abril deste ano, a revitalização teve início, com entrega da obra prevista para o final de Julho.

Além da escultura danificada, as outras duas também passarão por processo de revitalização. Enquanto isso, a equipe trabalha firme na restauração da ave que foi danificada. Segundo o artista, a modelagem feita há 25 anos está sendo restaurada, pois ‘a memória’ da escultura está ali. “O que trocamos foram os perfis, mantendo a modelagem original”, explica. Desta forma, em breve, o monumento estará pronto e dando ‘boas-vindas’ ou ‘até logo’ a quem chega ou sai da Capital Morena.
Passado e presente unidos pela arte – Após 25 anos da criação da obra, Cleir celebra a participação do parceiro de vários trabalhos e amigo, Luiz Carlos da Silva, que colaborou com a construção do monumento desde o início em 1999, assim como de Francisco Bezerra. Agora, Cleir também celebra a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com sua filha Yarima Ávila, engenheira civil responsável pela obra.
Entre ferragens, concreto, cálculos e a seriedade de quem se dedica a um trabalho sério, o espaço onde acontece a revitalização exala, acima de tudo, a inspiração de quem tem amor pela arte e reconhece o valor de cada pessoa no processo. “Estava muito triste em ver a escultura caída e agora estou realizado por trabalhar aqui e pela oportunidade de atuar com uma equipe comprometida. Agradeço à Debora Figueiró, minha produtora, pela luta para que este trabalho acontecesse e, acima de tudo, à AENA e ao Sicredi, com quem tenho uma parceria de anos, com muito respeito e admiração pelo olhar voltado à nossa arte, cultura e tradição”, detalha o artista.

Junto ao artista, integra a jornada Cleber Brito, que trabalhou com Cleir durante a criação da obra do artista em Terenos.
Ao longo dos anos, Cleir já revitalizou obras em Campo Grande e Dourados em parceria com a cooperativa. Na capital, destaque para a Arara Azul do edifício Exceler Plaza Hotel em 2017, os painéis do Papagaio Verdadeiro e Arara Vermelha, no Edifício 26 de Agosto em 2019 e a Praça das Araras, durante uma campanha de doação de sangue em 2020.
Em 2017, por meio da parceria, o artista e o Sicredi também haviam revitalizado o monumento do aeroporto. "A marca Sicredi se compromete a melhorar as condições de vida das pessoas, e não é diferente aqui em Campo Grande." Nosso apoio à revitalização desse espaço, em frente ao aeroporto, reergue um monumento representativo para todo o Mato Grosso do Sul – os Tuiuiús, obra do artista Cleir, que já deixou sua marca em diversas cidades com pinturas que celebram o Pantanal. Após os danos causados por um vendaval, as cinco cooperativas do Sicredi no estado se uniram em parceria com o aeroporto para restaurar esse símbolo da nossa fauna", avalia Celso Ramos Regis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.

Sobre o artista – O campo-grandense Cleir é um artista plástico autodidata com mais de 30 anos de carreira. Seu trabalho tem forte conexão com a fauna e flora do Cerrado, suas grandes inspirações.
Possui obras em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Bonito, Ladário, Terenos, Três Lagoas, Ponta Porã, Rio Verde, Bataguassu e Aquidauana.
Também deixou sua marca em Arapongas, município do Paraná que registra o maior acervo de obras do artista, com 13 esculturas de pássaros nativos.
Últimas Notícias
- Tentativa de Homicídio - 18:10 Adolescente envolvido em tentativa de homicídio é apreendido no bairro Noroeste
- Dourados - 17:50 Mulher é agredida pelo marido após recusar relação sexual
- Operação “Fingerprint” - 17:32 PF deflagra operação contra furto em agência dos Correios em MS
- Sabedoria Ancestral - 17:12 Mentora e jornalista da Capital, Ellen Genaro leva mulheres à jornada transformadora na Irlanda
- Saúde Pública - 17:00 Unidades de saúde com horário ampliado
- Operação - 16:50 Dia do Trabalho 2025: PRF intensifica fiscalizações nas rodovias durante o feriado
- Operação "Argos" - 16:40 Suspeito morre durante operação contra tráfico de drogas no interior de MS
- Capitán Bado - 16:25 Polícia investiga morte de bebê de 8 meses por estrangulamento
- Acidente de Trânsito - 16:10 Trabalhador morre após ônibus com 40 passageiros cair de ponte na MS-436
- Investigação - 15:53 Polícia Civil procura por suspeito de homicídio qualificado em Naviraí