• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
"Sul- Mato- Grossense de Coração"

Escritoras lançam livro infantil para festejar os 44 anos de MS

Paixão pelo Estado e admiração pela amiga, serviram de inspiração para a escritora Mara Calvis

Angela e Mara lançam o livro infantil “sul-mato-grossenses de coração”. (Foto: Marco Miatelo)

Elas são grandes amigas e compartilham muitas coisas, inclusive, a paixão pela literatura e por Mato Grosso do Sul. Por isso, as escritoras Mara Calvis e Angela Colognesi estão lançando juntas o livro "Sul- Mato- Grossense de Coração".

Mara e Ângela se conhecem há pelo menos 5 anos, e o livro é uma homenagem de Mara à amiga, o mais curioso nesta homenagem é que Angela não é do Estado de MS e sim uma paranaense.

Ela se mudou para cá e foi tomada pela cultura e beleza da região. Hoje, afirma que se sente como se tivesse nascido nesta terra.

Nasce daí a inspiração perfeita para a escritora Mara, a junção do amor por Mato Grosso do Sul, a cultura, hino do estado, bandeira e riquezas naturais, e também pela admiração a profissão da colega, a de professor.

"Em meus livros procuro sempre homenagear alguém muito querido, assim como a Angela que é a personagem principal do 'Sul Mato Grossense de Coração' e em especial ao aniversário do Estado. O grande intuito é despertar nas crianças o desejo por consumir a cultura do nosso Estado, envolve-los com a nossa arte para que futuramente eles venham ser os novos escritores", comenta a escritora.

Lucimara de Oliveira Calvis, mais conhecida como Mara. (Foto: Marco Miatelo)

O livro conta a história da menina Lia Nara, nascida no Pará e que se muda com a família para o Mato Grosso do Sul. Na escola, através dos professores ela se apaixona pelas riquezas naturais sul-mato-grossenses, aprende a cantar o hino e se encanta em ter amigos de diversas etnias e culturas que compõem o estado.

Além disso, o livro fala sobre os símbolos de MS, como sua bandeira, a faixa governamental e o brasão, explicando os detalhes de cada um deles, pela ótica de Lia. Uma verdadeira história de afeto, repleta de lições de cidadania e amor à terra.

"Me mudei para o Estado há aproximadamente o mesmo tempo que tenho de amizade com a Mara, e logo de cara a cultura local me encantou. E receber essa homenagem para mim é uma honra, pois além de amiga sou fã dos livros dela. Tenho todos e apresento para meus alunos em sala", acrescenta a professora.

Angela Colognesi, é professora na Governador Harry Amorim Costa, e membro da Academia Feminina de Letras e Artes de MS. (Foto: Marco Miatelo)

Agora que você conhece um pouco da história que este por trás do "Sul-Mato-Grossense de Coração", que tal se aprofundar mais nesse livro que é a cara do nosso Estado, cheio de cores, com imagens que ilustram bem a nossa fauna e flora,e a irreverente beleza pantaneira.

O livro impresso pode ser adquirido pelo site https://www.maracalvis.com.br/ com entrega em todo o país. Lá você vai encontrar livros que elevam a cultura do Mato Grosso do Sul, como: Alfabeto Ecológico do Pantanal, Morgana e a chalana, dentre outros .

Adquira seu livro, e depois que tal receber essa dupla, amantes da escrita em sua casa, escola, faculdade? Já pensou ter seu livro autografado por elas? Sim, isso é possível.

Para lançar o livro, Mara e Angela decidiram inovar e, ao invés de se concentrarem em apenas um evento, resolveram fazer lançamentos diários, em diversos pontos de Campo Grande e do interior. Quem escolhe são os próprios leitores.

"Levaremos o livro para onde formos convidadas, casas, escolas, igrejas, espaços públicos e privados, até em rodas de tereré, basta nos chamar!", garante Mara. A ideia, além de comemorar o aniversário de Mato Grosso do Sul durante todo o mês de outubro, é levar os livros para perto das pessoas, sobretudo das crianças.

Quem quiser agendar um lançamento, basta entrar em contato com a escritora Mara Calvis pelo (67) 99227-5169.

Um dos encontros e lançamentos do Livro, na Escola Municipal Prof Licurgo de Oliveira. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Autora do "Sul- Mato- Grossense de Coração"

Lucimara de Oliveira Calvis é Sul-mato-grossense, campo-grandense, poetisa e escritora, Profª de Geografia, especialista em Educação Ambiental, Mestra em Educação. Criadora dos projetos Reciclando Nossas Atitudes e V.I.D.A, é membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, Incentivadora e foi membro do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, e Educadora Ambiental na empresa responsável pela gestão da Limpeza Urbana Solurb.

Tem Experiência principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, resíduos sólidos, qualificação social, legislação ambiental, educação ambiental, empreendedorismo, negócios, marketing, viabilidade de negócios e sustentabilidade ambiental.

Veja Também