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Dia dos Pais deve movimentar quase R$ 300 milhões em MS

Apesar do valor expressivo, o montante é 19% menor em relação ao ano anterior

Terça-feira, 15 Julho de 2025 - 09:47 | Thays Schneider


Dia dos Pais deve movimentar quase R$ 300 milhões em MS
Apesar do valor expressivo, o montante é 19% menor em relação ao ano anterior (Foto Luciano Muta)

A pesquisa de intenção de consumo para o Dia dos Pais, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae-MS, aponta que a data deve movimentar cerca de R$ 297,9 milhões no comércio sul-mato-grossense em 2025, somando gastos com presentes e comemorações.

Apesar do valor expressivo, o montante é 19% menor em relação ao ano anterior, o que reflete o comportamento mais cauteloso dos consumidores diante do cenário econômico atual. “A redução está diretamente ligada à diminuição do gasto médio tanto com presentes quanto com as comemorações. Mesmo assim, mais pessoas pretendem presentear, o que mostra o valor afetivo da data”, destaca a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

A maioria dos que informam que não irão presentear (43%) já tem o pai falecido e em segundo lugar estão os que não conhecem ou não têm contato com o pai (13%). A falta de dinheiro é mencionada por 7% dos entrevistados.

Presentes – A expectativa é de que R$ 146 milhões sejam injetados no comércio com a compra de presentes, com um gasto médio de R$ 194 por consumidor. A maioria pretende entregar o mimo pessoalmente (96%) e opta por comprar presencialmente em lojas do centro da cidade e bairros.

Entre os itens preferidos estão roupas (55%), calçados (36%) e perfumes (17%). A decisão de compra é fortemente influenciada pela qualidade do produto (56%) e escolha do pai (29%). Para os empresários, a dica é apostar em bom atendimento, variedade e condições de pagamento atrativas, já que 66% dos entrevistados pretendem pagar à vista e buscam benefícios para essa modalidade.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a pesquisa aponta que a qualidade do produto é o principal fator que influencia a decisão de compra do consumidor, conforme apontado por 56% dos entrevistados. Outros aspectos que chamam a atenção do público são os descontos para pagamento à vista (66%), as opções de parcelamento no cartão de crédito (33%) e o bom atendimento (20%).

“Para os pequenos negócios, essa é uma grande oportunidade de faturar e fidelizar clientes. Considerando que a maioria das compras ainda é feita presencialmente e tem a preferência de mais de 65% dos consumidores, busquem criar experiências encantadoras no seu ponto de venda, trabalhando com vitrines temáticas e oferecendo um atendimento cuidadoso, focado no que a pessoa precisa. É importante ter em mente que, embora o interesse pela compra on-line não seja da maioria (12%), esse é um canal relevante para chamar atenção dos clientes. Um bom conteúdo nas redes sociais, com fotos dos produtos e uma jornada de compra confiável podem ampliar o alcance e atrair consumidores mesmo além do bairro ou da cidade”, pontuou.

Nas compras presenciais, o que mais exercerá influência na experiência do consumidor será o bom atendimento, conforme 46% dos entrevistados. Depois vem a disponibilidade de produto, citada por 34% dos entrevistados. A localização da loja é mencionada por 26%.

A pesquisa também explorou os fatores que terão maior peso para a experiência de compra online, sendo eles: descrições detalhadas do produto (mencionadas por 38% dos entrevistados),  segurança no pagamento (32%) e avaliações de outros clientes (25%).

Comemorações – Também estão previstas comemorações que devem injetar 151 milhões na economia sul-mato-grossense, com gasto médio R$ 182. A maioria (75%) pretende celebrar com uma refeição em família. Outros 15% citam passeios locais, enquanto 8% devem ir a restaurantes.

A pesquisa ouviu 1.982 pessoas entre os dias 23 de junho e 5 de julho de 2025, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro é de 5% a 6%, com nível de confiança de 95%.

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