• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

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Detran romperá contrato com empresa de radares

Quarta-feira, 21 Agosto de 2019 - 18:30 | Redação


O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) Luiz Rocha comunicou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 21 de Agosto, que pretende rescindir o contrato com a empresa Perkons, que fornece radares para o Estado. A empresa desligou parte dos equipamentos, inclusive, em Campo Grande, alegando falta de pagamento por parte do órgão de trânsito.

O contrato da empresa Perkons começou em 2015 e cerca de R$ 65 milhões foram pagos a empresa, sendo que, apenas este ano, R$ 6,4 milhões já foram repassados. Segundo o diretor-presidente, o órgão encaminhou no dia 20 de agosto uma proposta de pagamento do saldo restante no valor de aproximadamente R$ 10 milhões, com desconto e em quatro parcelas.

O contrato seria rescindido, pois, o órgão estaria formatando um novo termo de referência que possibilita o contrato de equipamentos mais baratos e com a mesma eficiência. Conforme Luiz, cerca de 64 radares estão em operação somando os das rodovias e de 14 municípios atendidos pela empresa. Segundo ele, não é possível prever se o Estado ficará sem radares.

Falhas na comunicação - Sobre as falhas de comunicação ocorridas na última semana, a diretoria do Detran-MS afirmou que elas são de responsabilidade da operadora OI, que oferece o link para o Estado. Conforme Luiz, o Detran-MS possui uma adesão ao contrato feito pelo Estado com a OI para a prestação do serviço de telefonia e transmissão de dados por meio de um link.

Nesta terça-feira (20), a operadora foi oficialmente notificada pelo Detran a tomar providências sobre a falha. Para evitar que o problema volte a ocorrer, o Departamento vai contratar um novo link.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Roberto Alencar, o órgão tem feito o monitoramento dos links de comunicação conforme exigido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No entanto, a operadora não tem atendido as expectativas e as falhas constantes têm impedido a comunicação entre os sistemas, causando problemas aos usuários. “Nossa intenção, é buscar uma forma de sanar o problema de vez”, esclareceu.

Com uma média de aproximadamente 3 mil atendimentos atrasados, Robson Alencar afirma que a falha ocorreu em todo do Estado, sem nenhuma perda de dados e uma alternativa tecnológica está sendo tomada. “Nós estamos buscando uma alternativa tecnológica. Nosso Estado é dos poucos que continuam usando esse tipo de comunicação. Já fomos orientados a mudar esse sistema. E acredito isso vai diminuir o máximo de interrupções”, ressalta Robson.

Robson afirma que não haverá nenhum prejuízo financeiro para o usuário. “O prejuízo maior foi social, o fato de o usuário ir ao Detran e não ser atendido naquele momento. Caso ele tenha tido um prazo que foi prejudicado pela falta de sistema ele vai ser recompensado com outro prazo”, finaliza.

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