Geral
Desembargadora Dileta Thomaz deixa a magistratura de MS
Magistrada foi alvo de diversas homenagens ao longo dos últimos dias de Setembro
Quarta-feira, 04 Outubro de 2023 - 13:54 | Redação

Publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira, dia 2 de outubro, a Portaria nº 1.175/23 que concede a aposentadoria à Desa Dileta Terezinha Souza Thomaz. Ela completará 75 anos na próxima semana e, por força de lei, será obrigada a entrar para o rol dos inativos. Em razão da aposentadoria, Dileta foi alvo de diversas homenagens ao longo dos últimos dias de setembro.
Promovida para o cargo de desembargadora em setembro de 2018, quando judicava na 7ª Vara Cível de Dourados, Dileta é a quinta mulher a ocupar o cargo desde a criação do Estado de Mato Grosso do Sul. Na época, ela assumiu a vaga destinada à magistratura, em consequência da aposentadoria do Des. Francisco Gerardo de Sousa.
Primeiro foram os integrantes da 2ª Seção Criminal que fizeram a desembargadora chorar de emoção; depois os desembargadores do Tribunal Pleno e por último, os pares da 3ª Câmara Criminal. Emocionada em todas as ocasiões, ela não segurou as lágrimas a cada vez que se despediu de uma seção e câmara de julgamento.
Durante sua última participação na sessão da Câmara Criminal, tanto os desembargadores quanto a representante do Parquet e os advogados com sustentação oral – presencial ou por viodeoconferência, expressaram seu carinho e admiração pelo trabalho da magistrada e por sua história.
A esposa do Des. Jairo Roberto de Quadros, presidente da Câmara e que ingressou na magistratura de MS no mesmo concurso que Dileta, esteve no plenário para entregar um lindo buquê para a desembargadora, depois de ouvir dos presentes que sua força, sua postura e dedicação à justiça honrou e dignificou a magistratura.
Na despedida do Tribunal Pleno, o Des. Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, arrancou risos da plateia quando relatou que todas as homenagens prestadas à desembargadora contrariavam seu pedido de discrição, já que ela não desejava destacar sua saída da atividade.
“Dileta passou quase cinco anos nos brindando com sabedoria, bondade, imparcialidade e caráter ilibado. Nascida em Santo Ângelo, ele se despede deste Tribunal Pleno no dia em que se comemora o centenário da Revolução Farroupilha. Nos lembraremos sempre da gaúcha Dileta Terezinha Souza Thomaz, que deixará saudade”, disse ele.
Dileta ingressou na magistratura sul-mato-grossense em junho de 1989, após aprovação no XI concurso de provas e títulos. Iniciou judicando na comarca de Anaurilândia. Em 1991, por remoção, passou a judicar em Deodápolis. Em outubro de 1994, foi promovida para Ponta Porã, comarca de segunda entrância.
Uma nova promoção em junho de 2000 levou-a para a 6ª Vara Cível de Dourados. Por remoção, no ano seguinte, assumiu a 1ª Vara Criminal. Em agosto de 2011, por remoção, passou a judicar na 7ª Vara Cível de Dourados. Foi diretora do Foro e integrante de Turma Recursal. Dileta foi empossada no mais alto cargo da justiça de MS no dia 03 de outubro de 2018.
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis