Geral
Deputados aprovam regras para estimular a contratação de pessoas com autismo
União manterá cadastro específico de candidatos com TEA para vagas de empregos e estágios
Quarta-feira, 31 Julho de 2024 - 12:12 | Redação

Neste primeiro semestre, foram aprovadas regras para estimular a contratação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). pela Câmara dos Deputados. O projeto de lei que é responsável pela conquinta, Projeto de Lei 5813/23, é da deputada Iza Arruda (MDB-PE). O texto enviado ao Senado foi relatado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO) e define regras para a contratação como empregado, aprendiz ou estagiário.
No âmbito do Sistema Nacional do Emprego (Sine), caberá à União manter um cadastro específico de candidatos com TEA para intermediação de vagas de emprego e para contratos de aprendizagem. Os contratos de aprendiz podem ter vigência de dois anos, conforme a Lei 10.097/00.
Quanto aos estágios, os agentes de integração entre as escolas e as instituições ou empresas cedentes de estágio deverão dar prioridade e atenção especial ao atendimento às pessoas com TEA, adotando todos os esforços necessários na prospecção e na captação de vagas de estágio adequadas ao perfil desse candidato.
Câmara - No total, a Câmara dos Deputados aprovou neste primeiro semestre 98 propostas em Plenário, sendo 64 projetos de lei, 2 propostas de emenda à Constituição, 4 medidas provisórias, 5 projetos de lei complementar, 20 projetos de decreto legislativo e 3 projetos de resolução. Além disso, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou nesse período 107 projetos de lei em caráter conclusivo, que em princípio não precisam passar pelo Plenário.
Últimas Notícias
- Economia - 14:35 Venda de motocicletas em 2025 é a maior dos últimos 22 anos
- Material militar - 14:17 Sancionada lei que permite doação de equipamentos do Exército ao Paraguai
- Economia - 13:52 Brasil quita R$ 2,2 bilhões com organismos internacionais em 2025
- Gerenciamento institucional - 13:35 Defensoria Pública avança na transformação digital com o Sistema Solar
- Qualificação Profissional - 13:17 Seleção do Senac MS reúne histórias de recomeço e esperança
- Três Lagoas - 12:15 Agressor é preso por ameaçar companheira com faca de serra
- Poder Judiciário - 11:57 TJMS realiza vistoria técnica na Insted para instalar unidade do Cejusc
- Meio Ambiente - 11:39 Taxa de Conservação Ambiental em Bonito é alvo de apuração do MPMS
- Direitos Humanos - 11:11 Estudo aponta mais 365 mil pessoas em situação de rua no Brasil
- Usuários - 10:51 Transporte público de Três Lagoas pode ser pago no cartão de crédito e débito

