Geral
Deputado sugere Comissão de Defesa da Criança nos desafios online
Projeto inclui a obrigação de comunicação aos Conselhos Tutelares sobre suspeitas de indução à automutilação
Sábado, 26 Abril de 2025 - 18:09 | Da redação

O aumento de desafios perigosos na internet, que colocam em risco a vida de crianças e adolescentes, foi abordado na sessão ordinária desta quinta-feira (24), pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT). Diante desse cenário, envolvendo saúde e segurança pública, o parlamentar propôs que o tema seja levado à Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude.
“Ontem, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a criação da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude. Sugiro que paute essa discussão, para que sejam implantadas políticas públicas voltadas à infância e juventude, garantindo a proteção e o combate aos desafios perigosos na internet”, disse.
Na tribuna, Kemp destacou a tramitação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 1.698 de 2025, que propõe criminalizar a indução, instigação ou auxílio à participação de crianças e adolescentes em desafios perigosos online, que possam representar risco à saúde ou segurança. A matéria visa criar um arcabouço jurídico para responsabilizar os envolvidos, incluindo a possibilidade de prisão e multa.
Além disso, o projeto inclui a obrigação de comunicação aos Conselhos Tutelares sobre suspeitas de indução à automutilação ou maus-tratos decorrentes de conteúdos perigosos. “Sugiro que os parlamentares federais façam uma emenda ao projeto, incluindo outras instituições, como as unidades de saúde, para não deixar a responsabilidade apenas das escolas, mas de todos que atendem crianças e adolescentes”.
Para Kemp, os legisladores precisam atuar de forma decisiva para frear esse tipo de conteúdo e proteger os jovens. “Inalação de aerossol, ingestão de canela em pó, lubrificante íntimo no nariz são alguns desafios que são propostos pelas redes e que têm colocado a vida em risco. É preciso debater esse assunto, gerar visibilidade e criar ações concretas de proteção da infância e juventude no ambiente digital”, afirmou o deputado estadual.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Últimas Notícias
- Nova lei - 08:14 Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
- Segundo caso - 08:00 Condutora perde controle e colide carro
- Três Lagoas - 07:50 Carro se parte ao meio em acidente na BR-262
- Oportunidades - 07:36 Veja como consultar os locais da prova discursiva do CNU 2025
- Infraestrutura - 07:00 Força-tarefa fecha 3 mil buracos/dia
- Charge - 06:29 Homem é preso transportando cabelo humano em Ponta Porã
- Congresso - 18:09 Comissão aprova agravante para violência institucional contra mulher
- Problema técnico - 17:45 Hemosul da Santa Casa não realizará coleta de sangue nesta terça-feira
- Campo Grande - 17:28 Vídeo: Colisão em mureta na Av. Gunter Hans vitimou estudante
- Atendimentos - 17:17 Defensoria ultrapassa 390 mil atendimentos e expande atuação em MS

