Geral
Deputado sugere Comissão de Defesa da Criança nos desafios online
Projeto inclui a obrigação de comunicação aos Conselhos Tutelares sobre suspeitas de indução à automutilação
Sábado, 26 Abril de 2025 - 18:09 | Da redação

O aumento de desafios perigosos na internet, que colocam em risco a vida de crianças e adolescentes, foi abordado na sessão ordinária desta quinta-feira (24), pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT). Diante desse cenário, envolvendo saúde e segurança pública, o parlamentar propôs que o tema seja levado à Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude.
“Ontem, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a criação da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude. Sugiro que paute essa discussão, para que sejam implantadas políticas públicas voltadas à infância e juventude, garantindo a proteção e o combate aos desafios perigosos na internet”, disse.
Na tribuna, Kemp destacou a tramitação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 1.698 de 2025, que propõe criminalizar a indução, instigação ou auxílio à participação de crianças e adolescentes em desafios perigosos online, que possam representar risco à saúde ou segurança. A matéria visa criar um arcabouço jurídico para responsabilizar os envolvidos, incluindo a possibilidade de prisão e multa.
Além disso, o projeto inclui a obrigação de comunicação aos Conselhos Tutelares sobre suspeitas de indução à automutilação ou maus-tratos decorrentes de conteúdos perigosos. “Sugiro que os parlamentares federais façam uma emenda ao projeto, incluindo outras instituições, como as unidades de saúde, para não deixar a responsabilidade apenas das escolas, mas de todos que atendem crianças e adolescentes”.
Para Kemp, os legisladores precisam atuar de forma decisiva para frear esse tipo de conteúdo e proteger os jovens. “Inalação de aerossol, ingestão de canela em pó, lubrificante íntimo no nariz são alguns desafios que são propostos pelas redes e que têm colocado a vida em risco. É preciso debater esse assunto, gerar visibilidade e criar ações concretas de proteção da infância e juventude no ambiente digital”, afirmou o deputado estadual.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Últimas Notícias
- Saúde - 09:50 Cidade de MS inaugura no dia 9 de Agosto o 1º Samu Indígena do Brasil
- Saúde Pública - 09:38 Três Lagoas promove ações de incentivo ao aleitamento materno nas USFs
- Campo Grande - 09:09 Secretaria promove ações pela valorização das mulheres no Agosto Lilás
- Morte de trânsito - 08:50 Motociclista morre ao bater em traseira de carreta estacionada
- Justiça - 08:30 Prisão domiciliar: saiba o que Bolsonaro está proibido de fazer
- Charge - 08:16 Após pico de procura, preço do morango volta a cair na CEASA/MS
- MPMS - 08:00 MP exige reconstrução de casarão
- Investigação - 07:45 PRF apreende 1,5 tonelada de maconha em ambulância falsa na BR-060
- Educação - 07:15 Mais de 190 mil alunos retornam às aulas
- Exemplo em casa - 07:00 Soldado feminina se inspirou em pai