Geral
Decreto estadual suspenderá desmatamentos no Pantanal
Medida suspendendo todas as licenças de supressão no bioma será publicado na quarta-feira
Segunda-feira, 14 Agosto de 2023 - 19:03 | Redação

O Governo do Estado vai publicar na próxima quarta-feira (16) um decreto suspendendo todas as licenças de supressão no bioma Pantanal. Além disso, será proposto uma portaria conjunta entre o Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente para a criação de um grupo de trabalho, que deve agregar intituições que estudam e conhecem o bioma.
De acordo com o governador Eduardo Riedel (PSDB), o mundo discute uma agenda de sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
"Mas, não podemos perder de vista a construção histórica e cultural, a dinâmica para um futuro, uma agenda do século 21, e a atividade econômica, com pessoas vivendo e que precisam de locomoção, escolas e de saúde. É este conjunto sócioambiental e econômico que nós temos que equilibrar numa lei, com ciência, conhecimento e com a responsabilidade e seriedade dos três pilares: social, econômico e ambiental".

Riedel liderou nesta segunda-feira (14) um movimento, que reuniu o poder público, entidades rurais e organizações não governamentais, para discutir um desenvolvimento sustentável para o bioma Pantanal.
"Este time que está aqui terá uma responsabilidade muito grande pelos próximos meses. O nosso grande desafio no Mato Grosso do Sul é mostrar que podem conviver juntos, de maneira propositiva, uma nova economia lastreada em práticas que agreguem valor econômico à produção e nova dinâmica da manutenção da biodiversidade, sem perder renda e preservação", justificou o governador.
Riedel ainda pontuou que o futuro do bioma será fruto desta discussão no parlamento estadual, elaborando um "produto estável, moderno e que garanta a preservação do Pantanal, o bem-estar e a permanência de quem lá vive: homens, mulheres e crianças, que trabalham e precisam se deslocar, e desta maneira entra a discussão da infraestrutura no Pantanal", alegou.

O diretor executivo do Instituto SOS Pantanal, Felipe Dias, declarou que o passo mais importante já foi dado pelo governador Riedel a discussão: "todos os atores discutindo a temática e apresentando o seu ponto de vista, mas que em algum momento alinhando as informações com um resultado positivo. Entendemos que as estradas são necessárias, e são de extrema importância no Pantanal, mas temos que discutir como fazer", classificou o executivo.
O anúncio das medidas parlamentares da bancada federal no Congresso Nacional, deputados estaduais, secretários de Governo, membros do Ministério Público, produtores e sindicatos rurais e entidades de preservação do meio ambiente.
(Com informações da assessoria de imprensa do governo estadual)
Últimas Notícias
- Nacional - 17:30 Estudo com IA identifica padrões relacionados a acidentes de trânsito
- Economia - 17:00 Campo Grande libera adesão imediata para 486 atividades econômicas
- Economia - 16:16 Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz pesquisa
- Oportunidades - 15:42 Provas do Vestibular 2026 da UFGD serão aplicadas em cinco cidades de MS
- Campo Grande - 15:15 Evento incentiva pessoas idosas a discutirem temas contemporâneos
- Record TV - 14:49 Record divulga primeira imagem do protagonista de A Vida de Jó
- Movimento - 14:19 Espetáculos de dança propõem reflexões sobre violência de gênero
- Cultura - 13:50 Feira da Música do Sul lança edital para talentos do DF, GO, MT e MS
- Poder Judiciário - 13:12 TJMS cria diretrizes para uso de inteligência artificial e institui comitê
- Campo Grande - 12:45 Águas Guariroba reforça informações sobre a troca de titularidade da conta