Geral
Sem forças nos braços e pernas, vendedora precisa de cadeira motorizada
Dayana Verão, de 38 anos, tem distrofia muscular de cinturas e está realizando uma vaquinha para comprar uma nova cadeira
Terça-feira, 04 Novembro de 2025 - 15:15 | Sandra Salvatierre

Dayana Verão Quevedo, de 38 anos, tem distrofia muscular de cinturas – um grupo de doenças genéticas raras que provocam degeneração progressiva dos músculos das regiões escapular (ombros) e pélvica (quadris). Apesar dessa condição, ela trabalha todos os dias como vendedora autônoma, vendendo cartelas de jogos e canetas na frente de mercados em Campo Grande (MS).
A cadeira de rodas que ela usa atualmente se tornou desconfortável para ela que precisa urgentemente de algo mais adequado. Por isso, ela iniciou uma vaquinha on-line para adquirir uma cadeira motorizada Juvo B4, equipamento que pode transformar sua rotina e devolver parte da autonomia perdida.
Segundo informações, a cadeira proporcionará maior conforto e mobilidade, fatores essenciais diante da perda de força nos braços e nas pernas. O modelo desejado custa cerca de R$ 60 mil, e qualquer valor pode contribuir para que Dayana alcance seu objetivo.
“Eu não tenho forças nos braços e pernas e preciso muito dessa cadeira, ela é confortável e qualquer valor já ajuda. Sei que de pouco em pouco eu chego lá se cada um ajudar com 5 reais e compartilhar eu chego lá. Peço de coração me ajudem a conseguir esse valor. Ela tem esse preço por que vem de fora. Seria uma independência grande para quem passa a maior parte do tempo sentada”, disse.

Distrofia muscular de cinturas (LGMD) - A distrofia muscular de cinturas (LGMD, na sigla em inglês) compreende diferentes formas de doenças musculares hereditárias, marcadas pela fraqueza progressiva dos músculos próximos aos ombros e quadris; o que dificulta atividades simples, como subir escadas, levantar-se de uma cadeira ou erguer os braços. Os sintomas costumam surgir entre a adolescência e a vida adulta, mas sua evolução varia conforme o tipo genético envolvido.
Essas doenças decorrem de mutações em genes que comprometem o funcionamento das fibras musculares, seja por falhas na reparação da membrana, no metabolismo celular ou em outros mecanismos essenciais. O diagnóstico depende de exames genéticos, biópsia muscular e análises laboratoriais, como a dosagem de creatina quinase (CK). Até o momento, o tratamento é de suporte com fisioterapia, acompanhamento cardíaco e respiratório, uso de órteses e cuidados posturais.
Benefícios da cadeira motorizada Juvo B4
- Mobilidade ampliada: a base motorizada atinge velocidades de até 10 km/h e autonomia aproximada de 35 a 45 km, garantindo liberdade de locomoção e independência nas tarefas diárias.
- Conforto e ajuste personalizado: o assento permite regulagem de largura, profundidade, encosto e apoios, adaptando-se ao nível de fraqueza muscular e favorecendo postura adequada, prevenção de escaras e bem-estar prolongado.
- Segurança reforçada: os dispositivos anti-basculantes (“anti-tipper rollers”) reduzem o risco de quedas para trás, aumentando a estabilidade durante o uso.
- Versatilidade: o design compacto possibilita uso tanto em ambientes internos quanto externos, inclusive em terrenos levemente irregulares, permitindo maior integração social e emocional.
Até o momento, Dayane já arrecadou 1% do valor necessário, cerca de R$ 380,00 reais.
Para participar dessa corrente do bem, acesse o link da campanha e contribua.
Últimas Notícias
- Caarapó - 17:28 Preso após cair em barranco com carro cheio de cigarros de contrabando
- Desenvolvimento social - 17:09 Sicredi viabiliza nova UTI do Hospital de Câncer Alfredo Abrão na Capital
- Saúde - 17:00 Carreta da Mulher leva atendimentos gratuitos e exames a Três Lagoas
- Trânsito - 16:42 Vídeo: Mulher atropelada por homem empinando moto está na UTI da Santa Casa
- Campo Grande - 16:30 Ataques de pitbull na Capital
- Relações saudáveis - 16:02 Capital recebe o 1º grupo de habilidades voltado ao equilíbrio emocional
- Solidariedade - 15:57 Guarda Municipal de Dourados lança campanha de arrecadação de brinquedos
- Educação - 15:38 Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025
- Solidariedade - 15:15 Sem forças nos braços e pernas, vendedora precisa de cadeira motorizada
- Sustentabilidade - 14:55 Campo Grande adota conceito de ‘Cidade-Esponja’ para combater enchentes

