• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Consórcio Guaicurus afirma que não tem dinheiro para pagar salários no mês que vem

Empresas só conseguiram juntar dinheiro para o pagamento do vale nesta terça-feira

Segunda-feira, 27 Junho de 2022 - 15:00 | Redação


Consórcio Guaicurus afirma que não tem dinheiro para pagar salários no mês que vem
(Foto: Arquivo/ DD)

O Consórcio Guaicurus que reúne as empresas do transporte coletivo de Campo Grande (MS) afirma que não tem dinheiro para pagar o salário dos trabalhadores no mês que vem (dia 5 de Julho).

A informação foi repassada pelo advogado da empresa André Borges ao chegar à prefeitura da Capital para reunião que discutirá a crise no setor na tarde desta segunda-feira, dia 27 de Junho.

Ele detalhou que desde a paralisação dos trabalhadores na terça-feira passada, dia 21, todo o dinheiro que arrecadaram será usado para pagar o vale (40% de antecipação) dos funcionários nesta terça-feira (28). Porém, não há nada em caixa para o dia 5.

“Não tem dinheiro em caixa (para fazer o pagamento). Todas as empresas do consórcio, que são quatro, estão devedoras dos bancos. Não conseguem mais créditos”, mencionou o advogado.

Apesar disso, o advogado afirma que, pelo menos por enquanto, não há risco iminente de greve.

Consórcio Guaicurus afirma que não tem dinheiro para pagar salários no mês que vem
André Borges, advogado do Consórcio Guaicurus (Foto: Luiz Alberto)

A reunião desta segunda-feira com a prefeitura seria para ouvir uma proposta para solucionar o problema. Porém, ninguém tem certeza de que haverá um desfecho nesta segunda.

O encontro, aliás, não consta da agenda oficial da prefeita Adriane Lopes. Tanto que quando a imprensa chegou, assessores informaram que tal reunião não estava prevista.

Internamente, a prefeitura estaria em contato com o governo do Estado em busca de ajuda. Está sendo proposto que o governo estadual pague ao menos, em parte, o passe de estudante da rede estadual.

As gratuidades são consideradas um peso na situação financeira do Consórcio. Atualmente, as empresas já têm isenção do ISS e subsídios das passagens dos estudantes e doentes.

Consórcio Guaicurus afirma que não tem dinheiro para pagar salários no mês que vem
(Foto: Luiz Alberto Louveira)

Essa ajuda é de cerca de R$ 1 milhão por mês, enquanto o déficit é de R$ 5 milhões, segundo o advogado.

Outro problema é que o número de pagantes teria diminuído. Nos últimos 7 anos o Consórcio perdeu 70% do público que paga.

Na Capital, os ônibus transportam cerca de 150 mil pessoas diariamente.

SIGA-NOS NO Google News