Geral
Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula
Medida visa promover a saúde mental dos estudantes
Quinta-feira, 27 Março de 2025 - 12:15 | Agência Brasil

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou resolução com as diretrizes operacionais nacionais sobre o uso de celulares e outros dispositivos digitais em salas de aula. A medida orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e busque promover a saúde mental dos estudantes.
Está autorizado o uso desses aparelhos por parte dos estudantes do ensino fundamental e médio para fins pedagógicos, sempre com mediação dos profissionais de educação. Mas é vedado o uso para outros fins, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula. A decisão prevê exceções para estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade.
A recomendação é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia.
Cada escola poderá estabelecer os critérios de permissão sobre o porte dos aparelhos, assim como a forma pela qual eles serão guardados durante o período de aulas.
Uso de telas - No caso da educação infantil, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado, sendo visto como algo razoável apenas em caráter excepcional, com mediação de um professor.
Neste mês, o governo federal lançou a publicação Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais, com o objetivo de construir um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável.
O novo guia pode ser acessado aqui.
Segundo o CNE, órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), a Resolução CNE/CEB nº 2/2025 inclui ações da Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) para “garantir a educação e a cidadania digital nas escolas, promovendo o uso intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem”. E tem como eixo central a proteção da saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.
Outras orientações - A resolução do CNE orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e buscando promover a saúde mental dos estudantes.
Existe também a preocupação com a formação continuada dos professores, funcionários e profissionais da educação voltados para a implementação digital e o uso pedagógico dos aparelhos.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 18:13 UFGD abre vestibular exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais
- Esportes - 17:53 Alunos do Sesi conquistam medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa
- Nova Andradina - 17:10 Motorista entra na contramão e causa colisão frontal em rotatória
- Operação Semana Santa - 16:53 Veículo com restrição judicial é apreendido na MS-134
- Saúde - 16:13 Consulta pública sobre PPP do HR está aberta até 15 de Maio
- Economia - 15:50 Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida
- Saúde - 15:12 Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país
- Ministério de Minas e Energia - 14:53 Luz para Todos beneficiou cerca de 30 mil indígenas do Brasil desde agosto de 2023
- Poder Legislativo - 14:15 Assembleia recebe na quinta-feira prestação de contas dos Poderes
- Poder Legislativo - 13:40 MS poderá ter programa de vídeo treinamento para familiares de autistas