• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Como contornar o mal-estar emocional durante a pandemia

Sexta-feira, 19 Junho de 2020 - 17:31 | Redação


A pandemia mexeu com a rotina, alterou hábitos e provocou muitas transformações na convivência entre as pessoas. E essas mudanças também impactaram a saúde mental nessa busca de adaptação a uma realidade completamente nova. É o que avalia a psicóloga Loriany Albuquerque, que integra o time de digital influencers do Diário de Influência, e que nesta sexta-feira (19) participou ao vivo do programa Balanço Geral, da TV MS Record.

“ As pessoas estão se sentindo mais sobrecarregadas, em especial quem precisou trabalhar em home office. Não é só ficar em casa, mas acumular o trabalho, a rotina da casa e as preocupações com a doença e com a família”, pondera. No início da quarentena ela manteve o atendimento por meio remoto e aos poucos voltou ao consultório, mas de forma restrita. “Todos nós estamos aprendendo a lidar com algo novo e o distanciamento provocou essa carência, afinal somos seres sociais, afetivos. Por isso precisamos cuidar da nossa saúde mental para tentar reduzir os sentimentos ruins”, esclarece.

Este inclusive foi o assunto do seu último post no Diário de Influência: Perdendo o controle durante a quarentena. A psicóloga pontua que as incertezas do momento resultam em inseguranças, ansiedade, medo. Sãos alguns dos sentimentos que provocam o mal-estar emocional tão comum desde o início da pandemia. 

E também neste período houve um movimento crescente de ações solidárias. As pessoas e instituições passaram a se apoiar por meio de atitudes diárias para os menos favorecidos e campanhas. “Antes de tudo cada um tem que cuidar de si e ficar bem para exercitar o altruísmo. É preciso resolver questões interiores para poder ajudar melhor o próximo”, aconselha. O primeiro passo para atravessar o período é se cuidar e também de quem você ama.

A psicóloga campo-grandense, que estreou no Diário de Influência em abril deste ano, produz conteúdo voltando para relacionamento e saúde mental contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em suas redes sociais mantém essa ligação estreita com seus seguidores.  “Tenho um feedback muito gratificante com as publicações no Instagram e agora com o Diário de Influência será mais um canal e com um novo público para abordarmos temas ligados ao comportamento humano”, finaliza.

 

 

 

 

 

SIGA-NOS NO Google News