Geral
Comissão aprova proposta que regulamenta publicação de obras na internet sem autorização do autor
Projeto prevê métodos extrajudiciais em disputas entre usuários e titulares de direitos autorais
Sexta-feira, 13 Maio de 2022 - 19:51 | Isabela Duarte

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2370/19, que garante ao titular dos direitos sobre obra a possibilidade de notificar o provedor de internet extrajudicialmente, exigindo a remoção do conteúdo divulgado indevidamente ou o pagamento de uma quantia, ainda que a disponibilização tenha sido feita por terceiro.
O texto aprovado foi um substitutivo da relatora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), ao projeto da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) que altera a Lei dos Direitos Autorais.
A principal mudança feita pela relatora foi para incluir a possibilidade de se recorrer a métodos extrajudiciais de solução de controvérsias, como mediação e arbitragem, em disputas entre usuários e titulares de direitos autorais.
Essa previsão já consta na lei atual, no entanto não estava expressa no projeto de Feghali. Maria do Rosário acredita que a alteração “evita possíveis controvérsias sobre a pretendida expansão do uso de métodos extrajudiciais de conflitos”.
Estímulo à cultura -a relatora defendeu que a atualização da lei vai servir de estímulo ao setor cultural. “Para além de estimular a criação de empregos e renda, a atualização legislativa permitirá um maior florescimento da já tão rica e diversa produção cultural, literária, musical e científica que uma justa proteção dos direitos autorais pode proporcionar”, sustentou a deputada.
Também foram aprovados os projetos PL 3035/19 e PL 1672/21, apensados ao principal.
Tramitação - o projeto será analisado agora pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.
(Com informações de Agência Câmara de Notícias)
Últimas Notícias
- PRF - 07:50 PRF reforça fiscalização durante feriado de Corpus Christi 2025 no MS
- Rádio FM Cidade 97,7 - 07:32 Naira Sousa vence 2º fase do 'O Canto da Cidade" no Bosque da Paz
- lesão corporal - 07:30 Policial militar é agredida por morador de rua após negar dinheiro em semáforo
- Meteorologia - 07:00 Previsão indica tempo firme com sol e poucas chuvas nesta quarta-feira em MS
- Charge - 06:41 Ônibus quebra na Avenida Guaicurus e deixa passageiros a pé
- Educação - 19:35 Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem termina na quarta-feira
- Campo Grande - 19:32 Ônibus quebra na Avenida Guaicurus e deixa passageiros a pé
- Campo Grande - 19:00 Tentando fugir em telhados e pulando muro de escola, foragido é preso
- Bataguassu - 18:50 Carregamento de cavacos de madeira pega fogo na BR-267
- Política - 18:30 Servidores de MS devem sair de Israel nesta quarta-feira por terra