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Com vacinação, ação emergencial “Inverno Acolhedor” atende 64 pessoas em situação de rua no Parque Ayrton Senna

De acordo com a SAS, em dois dias de ação já foram contabilizados 118 atendimentos no ponto de apoio, que conta com uma estrutura humanizada

Sexta-feira, 30 Maio de 2025 - 11:35 | Redação


Com vacinação, ação emergencial “Inverno Acolhedor” atende 64 pessoas em situação de rua no Parque Ayrton Senna
estrutura no Parque Ayrton Senna será montada somente nas noites de frio intenso, com funcionamento das 18h às 6h (Foto: Prefeitura de Campo Grande)

Na segunda noite da ação emergencial Inverno Acolhedor – Ponto de Apoio no Frio, 64 pessoas em situação de rua foram acolhidas no Parque Ayrton Senna. A estrutura, montada pela Prefeitura de Campo Grande e coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), também ofereceu vacinação contra a gripe, por meio do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com a SAS, em dois dias de ação já foram contabilizados 118 atendimentos no ponto de apoio, que conta com uma estrutura humanizada. O local funciona das 18h às 6h e tem como objetivo oferecer proteção durante o período de frio intenso que atinge a capital.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância da vacinação como medida de saúde pública. “Campo Grande está em situação de emergência, e a vacinação de toda a população é essencial para reduzirmos os índices de internações. Nesta noite, os serviços foram oferecidos para garantir que essa população vulnerável também esteja imunizada”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Camila Jara Nascimento, acompanhou os atendimentos e destacou o êxito da mobilização intersetorial. “Está sendo uma ação muito bem-sucedida, principalmente pelo sentimento de acolhimento. Em apenas duas noites, já totalizamos 118 pessoas acolhidas, superando nossas expectativas. A SAS tem atuado em parceria com a Defesa Civil, acompanhando a previsão do tempo para antecipar os preparativos. A ação será realizada sempre que a temperatura for igual ou inferior a 12°C”, destacou.

Com vacinação, ação emergencial “Inverno Acolhedor” atende 64 pessoas em situação de rua no Parque Ayrton Senna
Equipe de vacinação (Foto: Divulgação) 

Das 64 pessoas atendidas na segunda noite, cinco buscaram o ponto de apoio de forma espontânea. As demais foram encaminhadas pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que atuaram durante toda a noite e madrugada.

A estrutura do ponto de apoio oferece colchões, cobertores, alimentação noturna, atendimento do Consultório na Rua (Sesau), espaço pet e acompanhamento permanente das equipes de abordagem social.

Ao fim do acolhimento, às 6h da manhã, os atendidos são orientados a seguir para o Centro POP, onde podem continuar acessando os serviços da rede municipal de assistência social.

Projeto Inverno Acolhedor

O projeto “Inverno Acolhedor” foi desenvolvido com base nos alertas de temperatura igual ou inferior a 12ºC emitidos pela Defesa Civil. A estrutura no Parque Ayrton Senna será montada somente nas noites de frio intenso, com funcionamento das 18h às 6h.

O espaço utilizado conta com salas internas fechadas, colchões, alimentação fornecida por entidades parceiras, entrega de agasalhos e estrutura para receber também os pets que acompanham essa população.

A ação é coordenada pela SAS e executada em parceria com a Superintendência de Política de Direitos Humanos (SDHU), Defesa Civil Municipal, Funesp, Sesau, Proteção Social Especial e entidades da rede socioassistencial.

Com vacinação, ação emergencial “Inverno Acolhedor” atende 64 pessoas em situação de rua no Parque Ayrton Senna
Estrutura montada no Parque Ayrton Senna (Foto: Divulgação) 

Assistência contínua

Além do ponto de apoio emergencial, a Rede Municipal de Assistência Social segue com os atendimentos de rotina. Apenas entre janeiro e maio deste ano, mais de 4 mil cobertores foram entregues a pessoas em situação de rua e famílias vulneráveis, por meio dos Cras, Centros de Convivência e do próprio Seas.

O Centro POP também permanece em pleno funcionamento, oferecendo atendimento técnico, alimentação, higiene, encaminhamentos e apoio psicossocial. Até 19 de maio, o equipamento contabilizava mais de 5,5 mil atendimentos técnicos e mais de 22 mil refeições servidas.

A população pode colaborar com as ações informando sobre pessoas expostas ao frio pelos telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 ou 156. As equipes do Seas atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana, realizando busca ativa em toda a Capital.

 

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