• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Com Minecraft, alunos irão revitalizar rodoviária do interior

Quarta-feira, 24 Junho de 2020 - 16:50 | Redação


Em meio a Pandemia, os alunos do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado (MS), irão participar de um grande torneio interno e entre os desafios, os mesmos irão utilizar a plataforma Minecraft Education para elaborar projetos de revitalização do prédio do terminal da cidade. O Minecraft é um dos games mais populares dos últimos tempos e destaca-se por apresentar muita diversão, permitindo que o jogador possa construir o que a imaginação permitir. 

O colégio tem como intuito estimular o envolvimento dos estudantes com as tarefa escolares em uma realidade de ensino à distância, ao mesmo tempo em que possa possibilitar um maior conhecimento da realidade da cidade onde vivem, já que o cumprimento das etapas da competição envolve a necessidade de pesquisa e contextualização de informações.

Sendo assim, as escolas de Rede Sesi de Ensino recorreram a versão pedagóica do jogo, desenvolvida pela Microsoft. Além disso, o  "1° torneio de Construtores Minecraft da Escola do Sesi de Aparecidade do Taboado", tem como objetivo principal incentivar o envolvimento maior dos alunos na apredizagem e, também impulsionar elementos como a criatividade e a colaboração.

O primeiro passo da escola para a viabilização do desafio será possibilitar o uso da Minecraft Education Edition pelos estudantes e docentes em suas próprias casas, pois antes a utilização ocorria somente em computadores no laboratório escolares. Para isso, os alunos deverão fazer o download do jogo e em seguida cumprir com as instruções do desafio e as regras do torneio, que serão repassadas ao longo das aulas on-line. 

Para o professor embaixador da Microsoft da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e, que elaborou o torneio, Márcio Edovilson Arcas, explicou que "o Minecraft é um jogo que permite que o usuário explora um ambiente virtual tridimensional, em blocos, em que é possível descobrir e extrair matérias-primas, ferramenta artesanais e, com isso, construir estruturas e terraplanagens. No torneio será utilizado o modo criativo e os jogadores terão recursos ilimitados". 

A Rede de Ensino do Sesi em Mato Groso do Sul está presente em sete cidades: Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Maracaju, Naviraí e Aparecida do Taboado. Por fim, a educação oferecida prioriza a abordagem STEAM, termo em inglês que engloba as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática que são consideradas fundamentais para o profissional do futuro. Isso é possível pelo reconhecimento das parcerias firmadas com multinacionais, como é o caso da Microsoft. A robótica e seus variados torneios também é uma iniciativa de sucess, que tem conseguido despertar o interesse dos jovens por essas áreas, melhorando o desenvolvimento dos estudantes de forma integral. 

SIGA-NOS NO Google News