Geral
Coletivo promove coexistência entre onça-pintada e ser humano no Pantanal
Iniciativa colaborativa promoverá ações para coexistência e conservação da onça-pintada e seus habitats
Domingo, 17 Novembro de 2024 - 08:00 | Redação

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) passa a integrar o coletivo, formado por várias instituições, que discute e promove a coexistência do ser humano com a biodiversidade, envolvendo e respeitando a cultura pantaneira. O grupo terá reunião em 12 de Dezembro para trabalhar no planejamento estratégico.
Essas discussões foram encaminhadas durante o workshop Coexistência Humano-Onça no Pantanal, realizado em Campo Grande, nos dias 3 e 4 de Outubro, e organizado pela WWF e Aliança 5P.
O evento abordou temas como processos de coexistência humano-onças e formas de potencializar essa conexão; desenvolvimento e implementação de ações de coexistência; estabelecimento de uma coexistência colaborativa para potencializar esforços efetivos de conservação de onças, respeitando e valorizando o contexto sociocultural e econômico do Pantanal.
Participaram do worshop e integram agora o coletivo o IHP, Sesc Pantanal, Associação Aliança 5P, IPÊ (Pontes Pantaneiras), WWF Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fazenda Ypiranga, Panthera Brasil, SOS Pantanal, Pousada Piuval, Ampara Animal, Pro Carnívoros e Embrapa Pantanal.
O IHP, que possui o programa permanente Felinos Pantaneiros, integra o coletivo com as médicas-veterinária Mariana Queiroz (coordenadora do programa), Franciele Oliveira, Diego Viana (pesquisador associado) e a bióloga Grasiela Porfírio (coordenadora de projetos).
“O Coletivo Humano-Onças é uma importante iniciativa colaborativa entre instituições que pretendem, juntas, reforçar, ampliar e promover ações para a coexistência e conservação da onça-pintada e seus habitats no Pantanal, integrando MS e MT”, explicou Grasiela.

Sobre o Instituto Homem Pantaneiro - O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.
Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatorio Pantanal
(Com informações do IHP)
Últimas Notícias
- Proteção - 08:15 Dicas para tornar a internet mais segura para crianças na primeira infância
- Esporte - 07:50 Futebol recebe investimento inédito
- Imunidade em alta - 07:10 Especialista dá dicas para proteger o corpo nas mudanças de temperatura
- Paz Social - 18:09 Ponta Porã institui Plano de Enfrentamento à Violência contra Mulheres
- Homicídio - 17:50 Autora de assassinato a facadas é presa no Nova Campo Grande
- Poder Judiciário - 17:35 TJMS aprova instalação de duas varas de sucessões em Campo Grande
- Zé Pereira - 17:03 Vídeo: Moto estacionada é destruída por carro em alta velocidade
- Saúde Pública - 16:57 Campanha alerta para falhas na prescrição de antibióticos em hospitais
- Nova Campo Grande - 16:33 Briga de casal termina com morto esfaqueado na rua da capital
- Educação - 16:09 Inscrições no Enem PPL podem ser feitas a partir de 6 de Outubro