Geral
Cineclube anuncia oficinas pela retomada do cinema em Corumbá
Cidade pantaneira é uma das pioneiras no cenário cinematográfico nacional
Segunda-feira, 09 Setembro de 2024 - 09:09 | Redação
O Cineclube Macaco da Noite realizará em 12 de setembro a exibição de quatro filmes para discussão e inspiração, preparando o público para oficinas que ocorrerão nos dias 13, 14 e 15 de Setembro, em Corumbá (MS).
Voltada para interessados a partir de 13 anos, a oficina terá carga horária total de 24 horas. A oficineira é Cátia Santos – professora, produtora cultural, facilitadora, produtora multimídia, microempresária proprietária da Caleidoscópio Soluções Multimídia.
Ao longo dos três dias, Cátia abordará conteúdos voltados para linguagem audiovisual com foco na prática, oferecendo a 30 participantes a oportunidade de criar roteiros, filmar e editar utilizando celulares.
Idealizado por Bianca Machado, da Cia. de Teatro Maria Mole, atuante no Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), em parceria com o Aguapé Permacultura, o Cineclube visa criar um espaço democrático e educativo para o cinema. “[a criação do cineclube] foi uma decisão do coletivo, mas eu acho que no fundo, no fundo, todo mundo é cineclubista. Porque todo mundo quer assistir junto com amigos, todo mundo quer conversar sobre o filme com amigos depois, discutir. Então, na verdade eu acho que todo mundo tem vontade de ser cineclubista”, declarou Bianca.
Tomadas por esse desejo Flora Mourão, Virginia Ly e Bianca Machado, utilizando uma tela improvisada e equipamentos antigos, juntaram-se com alguns amigos e curiosos e deram início ao cineclube Macaco da Noite, promovendo a primeira exibição em 14 de abril de 2022 em um espaço cedido pelo Hotel Virgínia. Desde então, o cineclube já realizou nove exibições com uma média de público de 100 pessoas. Atualmente, o cineclube conta também com João Menino como um dos integrantes.
Conforme Bianca, a iniciativa busca a retomada do cinema na cidade pantaneira que já foi referência no cenário nacional da 7ª arte. “Aqui em Corumbá ocorreu a primeira exibição de cinematógrafo do Brasil. Aqui começou dentro de um circo, numa noite de quinta-feira em 1903. Corumbá teve mais de cinco cinemas em 1910, então quer dizer, essa paixão que parece que está tão lá no nosso passado, eu tenho certeza de que vai lotar o nosso cineclube, porque isso está no nosso DNA”, disse a produtora.
No portal do Pantanal, além de Corumbá, Ladário foi um polo de cinema, tendo ao longo de seus bicentenários mais de 15 salas. As cidades, hoje, no entanto, enfrentam a ausência total de salas de exibição. Flora Mourão apostou que os três dias de oficina colaboram para a retomada dessa paixão na cidade branca.
“Vai ser algo transformador na vida das pessoas. Acho que todo mundo quer fazer. Todo mundo é muita gente? É muita gente mesmo! Acho que todo mundo sonha: pô, se eu fosse fazer um filme, eu ia fazer disso, sabe? O mais legal dessa oficina é que será em grupo. Então um grupo vai definir um tema, vai escrever o roteiro, vai filmar e vai editar. Então, é um coletivo sonhando junto e botando na tela uma realização. E todo mundo aprendendo, cada um aprendendo individualmente e crescendo junto. Eu acho que vai ser transformador na história do cinema de Corumbá”, prospectou a proponente do projeto cultural.
Os resultados das atividades serão apresentados durante uma noite de estreia no cineclube, concluindo o ciclo formativo com a exibição dos filmes produzidos pelos participantes.
Para escolha da oficineira, o Coletivo Macaco da Noite revelou que considerou não apenas a experiência na indústria, mas principalmente a experiência com cineclubismo. “A Cátia Santos, além de ser uma super facilitadora, uma produtora cultural, microempresária, além de tudo ela é cineclubista. Então, ela sabe muito bem o que ela está fazendo. É autora de uma ideia genial de proporcionar isso só com alunos da rede pública, ela sabe muito bem, [e os conhecimentos dela] servem a todo mundo”, completou.
O projeto foi contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo de Corumbá, realizado com recursos do Ministério da Cultura (MinC), do governo federal, gerenciado pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, vinculada à Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Corumbá.
Exibições:
Em 12 de setembro, o Cineclube Macaco da Noite exibirá a partir das 19h no Hotel Virgínia as seguintes produções cinematográficas de curta-metragem:
“Ninguém Lhe Estenderá a mão” – Direção de Deivison Pedrê;
“Cordilheira de Amora II” – Direção de Jamille Fortunato;
“The Beginning”– Direção de Alexandre Basso;
“A Casa das Sete Portas” – Direção de Bianca Machado.
OFICINA
Os três dias de oficina serão realizados das 8h às 12h, e das 14h às 18h, sempre na Beneficência Portuguesa, na Rua Antônio João, 320, Centro de Corumbá (MS).
As inscrições para interessados em fazer a oficina serão abertas na segunda-feira, 9 de setembro. O link será disponibilizado no Instagram do Cineclube Macaco da Noite (@macacodanoite_cineclube).
Últimas Notícias
- TVMS Record - 19:17 Sabor à Prova define finalistas
- Saúde Pública - 18:09 Audiência pública debate cobertura de doenças raras pelo SUS
- Eleições 2024 - 17:45 Beto Pereira revela posicionado para o 2º turno nesta terça-feira
- Record TV - 17:32 Peões são comunicados que Raquel Brito está fora de A Fazenda 16
- Operação Eleições 2024 - 17:10 Crimes caíram quase 50% em MS durante eleições, aponta Sejusp
- Comunidade - 16:50 Enfim, ponte de madeira na periferia da Capital será substituída
- Interior - 16:31 Corpo de homem desaparecido é encontrado no Rio Aquidauana
- Acidente de Trânsito - 16:10 Homem de 28 anos morre após acidente de trânsito na MS-178
- Fotografia - 15:50 MIS abre inscrições gratuitas para o Curso de Foto: Edição e Iluminação
- Doação - 15:35 Horta da Esperança doa 300 kg de hortaliças para escola e beneficia 150 famílias