Geral
Cidade de MS troca óleo usado por novo
Domingo, 11 Agosto de 2019 - 07:46 | Redação
Uma cidade no interior de Mato Grosso do Sul adotou uma estratégia para impedir o descarte incorreto do óleo de cozinha e assim proteger o meio ambiente. A prefeitura está trocando óleo usado por novo e já arrecadou 781 litros que serão recolhidos por uma empresa com sede em Dracena (MS) que usa o produto na fabricação de biocombustível.
A cidade em questão é Brasilândia, localizada a 370 quilômetros de Campo Grande. O Poder Público local montou um ponto de coleta de óleo na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fica em frente ao Ginásio Municipal de Esportes. A campanha “Troque o seu óleo de cozinha usado por óleo novo” teve início em janeiro deste ano.
A cada quatro litros de óleo usado, o cidadão recebe uma garrafa de 900 ml do produto novo. Além disso, recebe ainda um cupom para concorrer a prêmios. A cada 500 litros arrecadados, a prefeitura faz sorteios. O próximo será de uma sanduicheira.
A ação não gera qualquer custo para a prefeitura. A empresa parceira que recolhe o óleo usado arca com todo o custo de transporte do material arrecadado pelo Poder Público. Além disso, é a própria empresa quem doa o óleo novo a ser trocado pelo produto usado. A prefeitura entra apenas com a campanha e coleta.
Segundo levantamento da prefeitura, a quantidade de água que um litro de óleo pode poluir representa o que uma pessoa leva 14 anos para consumir. O descarte incorreto do óleo encarece o tratamento de água em até 45%, aponta o Município.
Últimas Notícias
- Política - 14:14 PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais
- Poder Judiciário - 13:47 Abertas inscrições para nova turma do curso de preparação à adoção em MS
- Saúde - 13:32 Caminhada 'Passos pela Vida' mobiliza Dourados em prol da doação de órgãos
- Oportunidades - 13:00 Novos cursos gratuitos para mulheres
- Oportunidades - 12:19 Prefeitura de Três Lagoas convoca profissionais de Apoio à Inclusão Escolar
- Vida profissional - 11:57 Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro no setor industrial
- Câmara Municipal - 11:37 Procuradoria firma parceria para fortalecer políticas em defesa das mulheres
- CNU - 11:17 Manifestação de interesse no CNU 2024 é prorrogada até terça-feira
- Agro - 10:50 Maracaju lidera a produção de soja em Mato Grosso do Sul, aponta SIGA-MS
- Solidariedade - 10:35 Família pede ajuda para reconstruir casa