Geral
Cidade de MS troca óleo usado por novo
Domingo, 11 Agosto de 2019 - 07:46 | Redação
Uma cidade no interior de Mato Grosso do Sul adotou uma estratégia para impedir o descarte incorreto do óleo de cozinha e assim proteger o meio ambiente. A prefeitura está trocando óleo usado por novo e já arrecadou 781 litros que serão recolhidos por uma empresa com sede em Dracena (MS) que usa o produto na fabricação de biocombustível.
A cidade em questão é Brasilândia, localizada a 370 quilômetros de Campo Grande. O Poder Público local montou um ponto de coleta de óleo na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fica em frente ao Ginásio Municipal de Esportes. A campanha “Troque o seu óleo de cozinha usado por óleo novo” teve início em janeiro deste ano.
A cada quatro litros de óleo usado, o cidadão recebe uma garrafa de 900 ml do produto novo. Além disso, recebe ainda um cupom para concorrer a prêmios. A cada 500 litros arrecadados, a prefeitura faz sorteios. O próximo será de uma sanduicheira.
A ação não gera qualquer custo para a prefeitura. A empresa parceira que recolhe o óleo usado arca com todo o custo de transporte do material arrecadado pelo Poder Público. Além disso, é a própria empresa quem doa o óleo novo a ser trocado pelo produto usado. A prefeitura entra apenas com a campanha e coleta.
Segundo levantamento da prefeitura, a quantidade de água que um litro de óleo pode poluir representa o que uma pessoa leva 14 anos para consumir. O descarte incorreto do óleo encarece o tratamento de água em até 45%, aponta o Município.
Últimas Notícias
- Itahum - 18:04 Pecuarista foragido após matar vizinho
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS
- Condenação - 15:10 Réu por estuprar idosa é condenado