• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Retrospectiva 2020

Charges retrataram complexo ano de 2020

Para chargista do DD, ano da pandemia foi o mais desafiador em quase uma década de trabalho

Equipe do Diário Digital retratada em charge de Ricardo Mayeda

Em 2020, as conhecidas e apreciadas charges do Diário Digital, feitas pelo chargista Ricardo Mayeda, buscaram retratar o complexo ano marcado pela pandemia do novo coronavírus. O artista admite que dos nove anos que atua no portal de notícias, este foi o ano mais desafiador de todos, por ter sido uma experiência completamente nova, sem referências anteriores.

“Para a charge, que cumpre o papel de expressar opinião, como fazer isso sem nunca ter vivido algo assim? Olhando para as pessoas. Pois essas passaram ser protagonistas, não a doença em si, mas a atitude delas diante do problema mundial”, afirma.

Dia após dia, os desenhos contavam a história da pandemia, desde sua chegada ao Estado, as providências das autoridades -- ou a falta delas --, a mudança na rotina das cidades, a resistência de parte da população diante das novas regras, entre outros pontos.

Mayeda observa que hábitos, costumes e até mesmo a liberdade dos cidadãos foram impactados pela pandemia. “Tudo foi diferente, a gestão dos nossos representantes, os impactos na vida das pessoas, mas a única coisa que não mudou, infelizmente, foi a violência em geral. Tema sempre presente em nossas pautas diárias”, relata.

Conforme bem mencionou Mayeda, infelizmente, não faltaram em 2020 feminicídios, homicídios e crimes bárbaros que serviram de material para as charges.

Acima desta matéria, está divulgada uma charge inédita, um retrato da equipe do Diário Digital. Abaixo, segue uma seleção de algumas charges divulgadas ao longo do ano no Diário Digital. Todas as demais podem ser apreciadas no canal de charges do DD.

Veja Também