Geral
Censo Previdenciário estadual encerra em uma semana
Cerca de 9% dos servidores ainda não realizaram o recadastramento
Quinta-feira, 25 Maio de 2023 - 11:50 | Redação

Faltando apenas uma semana para encerrar o prazo do Censo Previdenciário para os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul, cerca de 9% do público estimado ainda não realizou o envio de dados. Após ter o prazo prorrogado, o período de recadastramento encerra em 31 de maio.
Dos 72.797 mil servidores - sendo 38.084 ativos, 28.809 aposentados e 5.904 pensionistas, aproximadamente 91% já efetivou a realização do Censo Previdenciário. Iniciada em 09 de janeiro e cujo o prazo inicial de encerramento era 28 de abril, a atualização cadastral foi prorrogada até 31 de maio de 2023, com o objetivo de proporcionar mais tempo para que o público-alvo realizasse o processo.
O recadastramento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Ageprev-MS (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul) é obrigatório para segurados, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Mato Grosso do Sul (RPPS/MS) e dos militares estaduais ativos, da reserva remunerada, reformados, dependentes e pensionistas vinculados ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM/MS).
O servidor que não realizar o processo que neste ano ocorre on-line, pode ter o benefício suspenso até a regularização das informações. “A modalidade virtual assegura celeridade e eficácia no processo de gestão de pessoas, solidificando o projeto de estabelecer uma pasta virtual a todos os servidores públicos do Estado, prezando pela proteção de dados. Houve grande preocupação do Governo do Estado em proporcionar orientação aos servidores, com a disponibilização de atendimento por canais de comunicação, orientação presencial e até mesmo, em casos específicos, a visita domiciliar. Ao estender o prazo, o servidor contou com mais uma oportunidade para regularizar suas informações”, esclarece a secretária Ana Carolina Nardes.
O Censo é uma exigência de Lei Federal que determina que a unidade gestora deverá proceder a cada cinco anos o recenseamento dos seus segurados. O último levantamento foi realizado em 2016 e um novo deveria ocorrer em 2021, contudo, devido a pandemia de Covid-19 o prazo foi postergado.
Vale ressaltar que não haverá nova prorrogação. O Censo Previdenciário deve ser realizado pelo site www.censo.ms.gov.br.
Em caso de dúvidas, a Ageprev disponibiliza atendimento pelo telefone (67) 4042-1007 e pelo WhatsApp (67) 99630-7481.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital