Geral
Campo Grande recebe mais 100 mil doses de vacina contra a Influenza
Até o momento, mais de 10.389 pessoas já foram vacinadas
Quarta-feira, 02 Abril de 2025 - 08:32 | Redação

A Campanha de Imunização contra a Influenza acaba de receber um importante reforço para imunizar a população. Além das 25.300 doses inicialmente distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), chegaram mais 100 mil doses para atender a demanda crescente, enviadas pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS). Até o momento, mais de 10.389 pessoas já foram vacinadas.
A estratégia visa proteger, principalmente, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Além de prevenir casos graves da gripe, a vacinação também tem como objetivo evitar uma sobrecarga no sistema de saúde, que tem registrado aumento significativo na busca por atendimento devido a doenças respiratórias.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, reforçou a importância da vacina e fez um apelo à população para que busque a imunização. “Com a chegada de mais doses, garantimos que um maior número de pessoas tenha acesso à vacina. Precisamos da adesão da população, especialmente dos grupos prioritários. A vacina protege não apenas quem a recebe, mas também reduz a transmissão do vírus e evita complicações que podem levar às internações. Observamos um aumento de mais de 4 mil atendimentos nas unidades de saúde relacionados a síndromes gripais, e a vacinação é uma medida essencial para conter essa situação”.
Diante da chegada do outono e da aproximação do inverno, quando os casos de doenças respiratórias costumam aumentar, a secretária também alertou sobre a importância dos cuidados preventivos. “Se você apresentar sintomas como febre, tosse e coriza, evite ambientes fechados, utilize máscara e mantenha a higienização das mãos. Pequenos cuidados fazem uma grande diferença na proteção da nossa comunidade”, orientou Rosana.
Público-alvo da vacina
Nesta primeira fase, a vacina contra a Influenza está disponível para grupos prioritários estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), incluindo:
· Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
· Gestantes e puérperas
· Povos indígenas e quilombolas
· Pessoas em situação de rua
· Trabalhadores da saúde e professores
· Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas e dos Correios
· Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuários
· População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
· Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas
· Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
· Idosos com 60 anos ou mais
Vacinação - A ampliação da vacinação para outros grupos dependerá das diretrizes do Ministério da Saúde. O Dia D de mobilização nacional está previsto para 10 de maio, com a meta de atingir 90% de cobertura vacinal até o final da campanha.
A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiental, Veruska Lahdo, reforçou a importância da vacina como ferramenta essencial para a prevenção de complicações da Influenza, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.
“Temos registrado um aumento expressivo de atendimentos por doenças respiratórias desde março, e a vacinação é nossa principal aliada para proteger a população”, alertou Veruska.
A vacina está disponível nas 74 unidades de saúde do município. A Sesau reforça a importância de que aqueles que fazem parte dos grupos prioritários busquem um posto de vacinação e garantam sua imunização. Neste sábado (5/4), a Campanha de Imunização contra a Influenza acontece em parceria com o Pátio Central Shopping, das 9h às 16h.
Últimas Notícias
- Dormiu no ponto - 16:00 Homem encontrado dormindo perto de moto furtada
- Mato Grosso do Sul - 15:33 Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise
- Cultura - 15:12 Com origem europeia, festas juninas misturam devoção, comidas e danças
- Polícia - 15:00 Operação contra tráfico de drogas prende seis pessoas em Eldorado
- Adulterações - 14:40 Sindicatos alertam que fim de vistorias pode aumentar fraudes veiculares
- Diversão - 14:35 Trupe pernambucana traz a arte de Chico Science para Campo Grande
- Economia - 14:16 Alface e melão têm queda, mas frio encarece limão e hortaliças no Ceasa/MS
- Oportunidade - 13:52 MS seleciona preceptores para o Mais Saúde com Agente
- Oportunidades - 13:32 Senai oferece bolsa integral para graduação em MS
- Iluminação - 13:00 MS investe em iluminação pública sustentável com tecnologia solar