• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Feriado bancário

Bancos não abrem no período de carnaval

Nos dias 15 e 16 , segunda e terça-feira de carnaval, não haverá atendimento ao público nas agências

Banco do Brasil oferece prova de vida do INSS por aplicativo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) divulgou nota na qual informa que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido.

Assim, nos dias 15 e 16/02 - segunda e terça-feira de carnaval - não haverá atendimento ao público nas agências.

Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

O feriado bancário foi mantido apesar de muitos estados e munícipios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles de carnaval devido à pandemia do novo coronavírus.

"A FEBRABAN orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências", diz a nota.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Veja Também