Geral
Banco indenizará cliente em R$ 10 mil por demora no atendimento
Quarta-feira, 31 Julho de 2019 - 13:37 | Redação
Em decisão unânime, os desembargadores da 2ª Câmara Cível deram provimento ao recurso de uma mulher, determinando a indenização por dano moral em face de um banco privado que fez a cliente esperar por muito tempo em fila de atendimento.
Consta na denúncia que a autora procurou emprego por muito tempo e, quando conseguiu ser contratada, a empresa solicitou que abrisse uma conta no banco apelado para que pudesse receber seu salário.
Em razão da exigência, foi até o banco, em seu horário de almoço, para efetuar a abertura da conta. No entanto, ao chegar ao local, exatamente às 11h15, observou que tinha apenas um atendente, mas sabia que teria que esperar de qualquer forma, pois precisaria abrir a conta para receber o salário do novo emprego. A autora teve que esperar mais de duas horas na fila e foi atendida apenas às 13h41.
A apelante alega que o fato constitui atitude lesiva e ofensiva à legislação municipal do tempo máximo para atendimento, de 15 a 25 minutos. Por isso, argumenta ter direito à compensação por danos morais, decorrente da conduta abusiva do banco.
O relator do processo, Des. Vilson Bertelli, destacou que, para que caiba a indenização, o autor tem que demonstrar que a espera foi excessiva ou associada a outros constrangimentos, fato que ocorreu neste caso, pois a atitude do banco de deixar a autora esperando por quase duas horas e meia é considerado de total desconformidade e fere a razoabilidade.
“Configurada a má prestação de serviço pelo réu, sua desídia e desrespeito geraram danos morais à consumidora. Além do tempo perdido, houve angustiante espera na fila bancária para abertura de conta-salário a fim de que pudesse receber remuneração para atender suas necessidades básicas. Deve ser fixado o valor de R$ 10.000,00, capaz de compensar o abalo moral sofrido e imprimir uma sanção de caráter educativo ao demandado sem causar enriquecimento indevido ao ofendido”.
Últimas Notícias
- Record TV - 18:12 Superprodução da Record TV, Amor em Ruínas estreia em julho no Playplus
- Economia - 17:48 Rendimento dos mais ricos é 13,8 vezes maior que o dos mais pobres
- Poder Judiciário - 17:17 Judiciário lança guia prático para enfrentar assédio e discriminação
- Campo Grande - 16:50 Decreto regulamenta lei e organiza atendimento às pessoas em situação de rua
- Música - 16:25 Campo Grande é palco de apresentação do Michel Teló no próximo sábado
- Nova data - 15:50 Ação Agro Social é adiada para 30 de maio por frio e chuva
- Oportunidade - 15:10 TJMS divulga edital para processo seletivo na área de juizado
- Cidadania - 14:50 Jovens movimentam a 60ª Expoagro com campanha de arrecadações em Dourados
- Meio Ambiente - 14:00 MPMS começa segunda fase do Projeto Ecodeliberação em Campo Grande
- Comunidades - 13:53 Povo das Águas percorre o Alto Pantanal levando serviços à população

