Geral
Autista e com malformação ocular, menina da Capital precisa de lentes especiais
Família descobriu a malformação congênita do disco óptico de ambos os olhos
Sábado, 05 Agosto de 2023 - 09:00 | Redação

Rita Gabriel Vieira Sequeira Anahory, chamada carinhosamente de Ritinha, tem apenas 9 anos, uma menina alegre, que estuda na Escola Municipal Celina Martins Jallad, em Campo Grande (MS). A família descobriu a malformação congênita do disco óptico de ambos os olhos já no teste do olhinho quando era bebê. Ela é filha única e autista grau 1.
E ao longo da vida teve acompanhamento e descobriram um descolamento de retina, teve catarata, já fez diversas cirurgias e mesmo assim sua visão foi afetada e hoje é de apenas 20/30 parcial no olho direito e vultos no olho esquerdo. Para conseguir recuperar parte da visão do olho esquerdo, Ritinha precisa de intervenção cirúrgica e o implante de lente intraocular. Por ser uma lente específica muito cara, ela precisa de ajuda para custear.
“Ela precisa de qualidade de vida, ela estuda, tem uma vida inteira pelo frente, um mundo a descobrir e a visão é primordial para isso. É triste como mãe ver minha filha nessa situação, pois essa lente vai ajudar a Ritinha a ler e escrever melhor, além da interação dela com as pessoas”, diz a mãe Joelma Gabriel Vieira Sequeira Anahory.
Ela ainda explica, que além da lente, a família também tem os custos de exames, consultas e toda a questão de uma criança especial, por isso pede ajuda para custear as lentes especiais.
E qualquer pessoa pode ajudar através da Donativa, que é uma plataforma de crowdfunding, que não possui fins lucrativos e não cobra taxas. Atualmente tem mais de 50 projetos ativos do Brasil inteiro, que beneficiam milhares de pessoas. Todos podem ajudar, a partir de R$ 10,00 já é possível fazer uma doação.
Essa iniciativa surgiu há 11 anos em Campo Grande-MS, com outra marca, e já beneficiou mais de 55 mil pessoas, concluindo quase 170 projetos sociais. A plataforma é on-line, segura, potente e estruturada para abrigar projetos em diversas modalidades. São diversa causas apoiadas pela Donativa, tratamento de doenças raras, de câncer, de síndromes, além de incentivo ao esporte, cultura e de proteção ao meio ambiente.
Conheça a plataforma, e faça parte dessa família, que ajuda muitos com um pouquinho de cada um. Acesse e ajude https://donativa.org.br/vaquinha/autista-e-com-malformacao-congenita-ocular-ritinha-precisa-de-lentes-especiais/.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR