Geral
Assomasul abre dia 20 série de cursos sobre regularização fundiária
Segunda-feira, 11 Março de 2019 - 18:39 | Redação
A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) abre no próximo dia 20, na cidade de Jateí, uma série de cursos regionais de capacitação sobre REURB (Regularização Funcionária Urbana).
O objetivo é levar aos servidores públicos municipais o conhecimento da Lei Federal número 13.465/2017, que trata sobre esse tema.
Entre as propostas constam a divulgação da legislação vigente, apresentação de como realizar a coleta dos dados no campo, registro dos dados em planilhas, enquadramento das modalidades de regularização REURB-S ou REURB-E, decisão sobre os instrumentos de regularização; legitimação fundiária e legitimação de posse.
A solenidade de abertura ocorrerá às 8 horas no Centro Cultural de Jateí, localizado na Avenida Bernadete Santos Leite s/n, centro.
Nessa primeira etapa, o treinamento abrangerá ainda os municípios de Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Batayporã, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Deodápolis, Vicentina, Fátima do Sul, Dourados, Itaporã, Douradina e Glória de Dourados.
Os palestrantes são Maria do Carmo Avesani Lopez, engenheira civil e diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de MS, e presidente da ABC (Associação Brasileira de Conhabs e Agentes Públicos de Habitação); Madson Ramão, engenheiro agrimensor, pós-graduado em Gestão Pública, Gestor em Obras e Projetos da Prefeitura de Corumbá, assessor técnico da Agehab; e Geraldo David Leite, engenheiro civil, gerente de projetos Urbanos na Agenhab.
Esse é mais um treinamento dentro do cronograma estabelecido pela entidade de levar cursos de qualificação aos servidores públicos municipais, a exemplo de outros já realizados pela diretoria como forma de melhorar o atendimento a população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Calendário - De acordo com o diretor-geral da Assomasul e um dos coordenadores do curso, José Domingues Ramos, o Zé Cabelo, o curso terá sequencia nas cidades de Coxim (24/4), Três Lagoas (23/5), Amambai (19/6), Campo Grande (26/7) e Bonito (15/8).
Ele destaca que oferecer cursos técnicos de capacitação é um compromisso assumido pela diretoria da Assomasul, presidida pelo prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, como forma de contribuir para uma administração pública mais eficiente.
A Assomasul tem realizado uma série de treinamentos desde o início do primeiro mandato do presidente Pedro Caravina, entre os quais, destacam-se o de qualificação do Siconv (Sistema de Convênios), eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) e EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital) e o de fiscalização do ITR (Imposto Territorial Rural).
A Assomasul também promoveu o curso “Formação e Capacitação de Pregoeiros e Equipes de Apoio" e o curso “Controle Interno de A a Z – Ênfase TCU” .
O dirigente destaca a qualidade dos treinamentos ministrados por profissionais renomados e que, segundo ele, só tem a enriquecer o currículo dos técnicos das prefeituras no momento em que o gestor público busca maior eficiência administrativa nos dias atuais.
Últimas Notícias
- Procura-se - 19:01 Delegacia de Bela Vista pede ajuda para localizar foragido
- Cancer de mama - 18:32 Grupo Onça Pintada oferece atendimentos gratuitos em Nova Itamarati
- Maior apreensão do ano - 18:01 Carga de milho esconde mais de 20 toneladas de maconha em Amambai
- Oportunidades - 17:57 UFGD divulga relação de candidatos por vaga dos cursos do Vestibular 2026
- Detran - 17:32 Portal Meu Detran agora mostra faltas do exame prático
- Oportunidades - 17:00 Unimed realiza mutirão de vagas neste sábado na Capital
- Saúde Pública - 16:51 Pacientes se abanam com papelão
- Parque dos Poderes - 16:25 Caminhão tomba após errar saída em rotatória na Capital
- Caarapó - 16:01 Vídeo: Polícia e indígenas entram em conflito em área retomada
- Rainha - 15:50 Estudante da UFMS do Pantanal é eleita Rainha do Rodeio