Geral
Assembleia reconhece estado de calamidade de Anaurilândia
Sábado, 27 Junho de 2020 - 17:45 | Redação
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) publicou, na edição desta sexta-feira (26), do Diário Oficial Eletrônico, o Decreto Legislativo 685, que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Anaurilândia, devido à pandemia do novo coronavírus. A ocorrência desse estado vigora, inicialmente, até o dia 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogada com nova solicitação encaminhada pelo prefeito.
O reconhecimento do estado de calamidade pública é previsto no artigo 65 da Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com isso, o município pode abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas.
O decreto também estabelece que a contratação emergencial de pessoal e a autorização de despesas extraordinárias deverão observar os termos dispostos na legislação local, destinadas exclusivamente à situação de calamidade pública. Além disso, os municípios devem divulgar amplamente os atos e despesas decorrentes da situação em seus portais de transparência.
Projetos - Devido aos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus, os prefeitos continuam pedindo o reconhecimento da ocorrência do estado de calamidade pública.
Na última quinta-feira (25), a Mesa Diretora da ALEMS atendeu ao ofício encaminhado pelo prefeito de Pedro Gomes, e apresentou, durante a sessão ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo 42/2020, para o reconhecimento da calamidade pública naquele município. Com esta nova solicitação, foram 34 os pedidos de reconhecimento de calamidade pública enviados à Casa de Leis devido a pandemia da Covid-19, que transformaram-se em Projetos de Decreto Legislativo.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa)
Últimas Notícias
- Homicídio - 09:54 Torcedor acusado de homicídio é preso pela PRF em Amandina
- Feminicídio - 09:30 Suspeito de feminicídio em Maracaju nega crime e apresenta outra versão à polícia
- Oportunidades - 09:11 Seleção de estágio em Nova Alvorada do Sul recebe inscrições até dia 27
- Acidente de Trânsito - 08:51 Motociclista é atingido por carro na Capital
- Violência contra mulher - 08:30 Mulher é assassinada em Maracaju
- Oportunidades - 08:10 Abertos cursos gratuitos de auxiliar administrativo e de extensão de cílios
- Maus-tratos - 07:52 Monitora é demitida por agressão a criança
- Católicos - 07:30 Festa dedicada à Padroeira de MS
- Meteorologia - 07:00 Frente fria avança e muda o tempo em MS
- Saúde - 18:18 INCA: doação voluntária de sangue é essencial ao tratamento oncológico