• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Árvores secas e sem folhas estão vivas e economizando água, explica biólogo

Estratégia em época de seca garante que elas guardem a energia necessária para a florada

Quarta-feira, 28 Agosto de 2024 - 08:00 | Redação


Árvores secas e sem folhas estão vivas e economizando água, explica biólogo
Árvores secas e sem folhas chamam atenção na paissagem da Capital (Foto: Luiz Alberto)

Chama atenção na paisagem de Campo Grande (MS) a grande quantidade de árvores secas. Algumas estão completamente secas, sem uma folha sequer. Para quem não sabe, tal situação não representa qualquer motivo de preocupação, é apenas um ciclo normal da natureza. As árvores estão bem vivas e economizando água.

"As árvores perdem folhas por uma medida de economia, pois como estes meses são secos, a queda das folhas significa que vão economizar água. É uma estratégia da época seca. As árvores são como os seres humanos e transpiram água pelas folhas, enquanto os humanos fazem isso pela pele. Sem folhas, sem transpiração e assim, economizam água", explica Ademir Kleber, biólogo e professor do programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp.

Secas e sem folhas, árvores economizam água
(Foto: Luiz Alberto)

A perda das folhas é muito comum neste período, principalmente na região Centro-Oeste e outras áreas que são secas em determinados períodos do ano.  Porém, é preciso mencionar que cada espécie de árvore reage de um jeito ao tempo seco.

"Mas nem todas as árvores perdem folhas, pois algumas estão mais adaptadas a seca. No Cerrado é comum a maior parte das árvores ficarem sem folhas, mas árvores próximas aos rios tem uma fonte de água mais constante e por isso é mais difícil perdes as folhas. Essa é a razão porque as matas ciliares, ao longo dos rios, mantem as folhas verdes, enquanto outras árvores, mais afastadas dos rios, perdem as folhas", acrescenta.

Secas e sem folhas, árvores economizam água
(Foto: Luiz Alberto)

Secas, elas estão na verdade economizando água e energia para a floração. Deste modo algumas espécies podem concentrar energia para a floração, como os ipês. Mas nem todas as árvores seguem este padrão e, da mesma forma, nem todas precisam de chuva para voltarem a florir.

"As vezes não, pois depende da espécie. A chuva é acompanhada por folhas novas para várias espécies, mas a floração não precisa de chuva, conforme observamos pela cidade. Mas como já falei, as espécies podem ter estratégias diferentes para o período seco."
 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News