Geral
Árvores secas e sem folhas estão vivas e economizando água, explica biólogo
Estratégia em época de seca garante que elas guardem a energia necessária para a florada
Quarta-feira, 28 Agosto de 2024 - 08:00 | Redação

Chama atenção na paisagem de Campo Grande (MS) a grande quantidade de árvores secas. Algumas estão completamente secas, sem uma folha sequer. Para quem não sabe, tal situação não representa qualquer motivo de preocupação, é apenas um ciclo normal da natureza. As árvores estão bem vivas e economizando água.
"As árvores perdem folhas por uma medida de economia, pois como estes meses são secos, a queda das folhas significa que vão economizar água. É uma estratégia da época seca. As árvores são como os seres humanos e transpiram água pelas folhas, enquanto os humanos fazem isso pela pele. Sem folhas, sem transpiração e assim, economizam água", explica Ademir Kleber, biólogo e professor do programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp.

A perda das folhas é muito comum neste período, principalmente na região Centro-Oeste e outras áreas que são secas em determinados períodos do ano. Porém, é preciso mencionar que cada espécie de árvore reage de um jeito ao tempo seco.
"Mas nem todas as árvores perdem folhas, pois algumas estão mais adaptadas a seca. No Cerrado é comum a maior parte das árvores ficarem sem folhas, mas árvores próximas aos rios tem uma fonte de água mais constante e por isso é mais difícil perdes as folhas. Essa é a razão porque as matas ciliares, ao longo dos rios, mantem as folhas verdes, enquanto outras árvores, mais afastadas dos rios, perdem as folhas", acrescenta.

Secas, elas estão na verdade economizando água e energia para a floração. Deste modo algumas espécies podem concentrar energia para a floração, como os ipês. Mas nem todas as árvores seguem este padrão e, da mesma forma, nem todas precisam de chuva para voltarem a florir.
"As vezes não, pois depende da espécie. A chuva é acompanhada por folhas novas para várias espécies, mas a floração não precisa de chuva, conforme observamos pela cidade. Mas como já falei, as espécies podem ter estratégias diferentes para o período seco."
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:30 Policial fake é preso por extorsão e roubo em esquema de agiotagem
- "Hefesto II" - 18:18 Segunda fase da operação retém itens de luxo de envolvidos
- Combate ao racismo - 17:58 Núcleo de Promoção da Igualdade Racial fortalece combate ao racismo
- Pescado irregular - 17:37 Pescado irregular é apreendido pela PMA em pesqueiro de Sonora
- Campo Grande - 17:17 Em obras, CRS Aero Rancho mantém atendimento no prédio em anexo
- Economia - 16:45 Entenda como vai funcionar a nova Tarifa Social
- Economia - 16:16 Alface e tomate estão mais baratos na CEASA/MS
- Criatividade e diversão - 15:58 Férias na Biblioteca oferece programação lúdica e gratuita para crianças
- Rio Brilhante - 15:44 Carro furtado em SP é recuperado com mais de 1 tonelada de drogas
- Diversão no Centro - 15:32 Arraiá do Pátio é festa boa e clique perfeito