Geral
Arquiteto Ângelo Arruda lança 'Deserto das Ideias' seu 3º livro de poesias
Nesse novo trabalho, tudo foi escrito durante a pandemia da Covid 19
Sexta-feira, 01 Novembro de 2024 - 17:00 | Redação

O arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, professor aposentado, que também é músico e compositor, lança em Campo Grande, dia 1º de novembro, na sede do CAU/MS, às 19 horas, seu terceiro trabalho poético: Deserto das Ideias. O primeiro de 2017 – A Invenção do Silêncio, e o segundo, de 2021 – A Simplicidade do Abismo, foram as obras anteriores.
Para o autor, “palavras são sábias… elas são formadas por muitas coisas, especialmente sentimentos e muita dose de ilusão e pensamentos, como dizia o poeta Manoel de Barros, “tudo que invento é falso”, do Livro Sobre Nada de 1997. Eu sou um poeta da invenção e faço, dos meus inventos, palavras e versos.”
Nesse trabalho, tudo foi escrito durante a pandemia da COVID 19. O poema que dá título ao livro, nasceu de uma conversa com o amigo Fayez Rizk, em 2023. O amigo disse: “aqui em Campo Grande, estamos vivendo um tempo deserto de novas ideias”, se referindo ao debate urbano da capital de Mato Grosso do Sul.
A partir desse encontro, Ângelo decidiu reunir os poemas e organizar a nova publicação que, novamente, foi entregue à Editora Traços & Capturas, de Itajaí – SC, de André Soltau e Gika Voight, com apoio cultural da empresa Lumis.
A capa é de autoria do artista Guto Barros, de Recife (PE), que também criou uma trilha sonora do poema que dá título ao livro. Para escutar o trabalho digital contemporâneo, basta apontar a câmera do celular para o QR CODE da página 77 do livro. O livro tem 50 poemas divididos em três partes: Árido; Vento e Céu Estrelado. A edição possui uma dimensão de 15×15 cm, toda produzida e impressa em Santa Catarina.
O local escolhido para o lançamento tem tudo a ver com a trajetória do autor. Ângelo Arruda já foi conselheiro do CAU/MS e um dos profissionais que lutou para a criação do conselho próprio dos arquitetos no país. A sede do CAU/MS fica no entorno do complexo ferroviário de Campo Grande, também objeto de luta do arquiteto em épocas passadas, quando criou a ONG FERROVIVA e passou a lutar pela preservação do patrimônio ferroviário com outros colegas.
Últimas Notícias
- Luto - 07:00 Quando o luto encontra acolhimento
- Mundo Novo - 18:00 Três veículos são apreendidos com cigarros e agrotóxicos
- Fiscalização - 17:50 Dono de comércio irregular de motos é preso em Rio Verde do MT
- Infraestrutura - 17:30 MS Ativo garante recursos para Bandeirantes atingir 90% de pavimentação urbana
- Tráfico de drogas - 17:00 Sete são presos em ponto de distribuição de droga em Coxim
- Esporte - 16:50 Pan-Americano de Canoagem projeta Corumbá no circuito dos grandes eventos
- Violência doméstica - 16:30 Ex-companheiro descumpre medida protetiva e é preso na capital
- Campo Grande - 16:16 Audiência vai discutir empreendimento de 440 moradias no Monte Castelo
- Procura-se - 15:50 Polícia procura foragidos por estupro de vulnerável e homicídio
- Economia - 15:30 Economia brasileira avança apenas 0,1% no terceiro trimestre, aponta FGV

