Geral
Armazém Cultural é palco de feira de ciências de alunos da Reme
Evento reúne 30 escolas, 270 alunos expositores e mais de 100 professores orientadores
Quinta-feira, 28 Novembro de 2024 - 15:32 | Redação

Nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), o Armazém Cultural de Campo Grande é o cenário da 3ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia (Fecit) da Rede Municipal de Ensino (Reme). O evento reúne 30 escolas, 270 alunos expositores e mais de 100 professores orientadores.
A exposição teve início nesta quinta-feira, às 8h30, e contou com a presença de familiares dos alunos e visitantes de outras unidades escolares, fomentando o interesse e a participação em futuras edições da Fecit.
Os projetos foram organizados em quatro categorias: as categorias 1 e 2 contemplam alunos da Educação Infantil (grupo 4 ao 1º ano) e do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já as categorias 3 e 4, que serão apresentadas na sexta-feira, incluem trabalhos de estudantes do 5º ao 9º ano.
Os trabalhos expostos estão sendo avaliados por especialistas externos de universidades parceiras — públicas e privadas —, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com experiência em pesquisa e titulação de Mestrado e Doutorado na área.
De acordo com o coordenador da Fecit, Rafael Bartimann, ao considerar as ciências como áreas específicas do conhecimento, dotada de métodos e teorias específicas, a Fecit consegue trabalhar a formação integral do aluno e formá-lo em todos os aspectos, não só do ponto de vista do conteúdo, mas do ponto de vista da aplicação do conteúdo em resoluções de problemas do cotidiano. “Estamos na terceira edição da Feira e neste ano, conseguimos realizá-la no Armazém Cultural, sobretudo por ser um espaço que tem um valor histórico para Campo Grande. Aqui nós temos um contexto muito importante do patrimônio do município. E esse patrimônio pode ser trabalhado, hoje, concomitantemente com os temas das ciências”.
O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, visitou os estandes da Fecit e afirmou que a iniciação científica é o maior desafio quando o aluno ingressa na graduação. “Temos buscado trabalhar com os alunos o conceito do trabalho publicado, da tecnologia, para antecipar nesse aluno essa personalidade de buscar nele uma investigação científica, tecnológica, de avanços na rede e principalmente para que ele entre no Ensino Superior com a maior bagagem possível”.
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