Geral
APAE de Campo Grande entrega prótese a morador de Eldorado
Equipamento foi confeccionado com a tecnologia Direct Socket, desenvolvida pela empresa Össur, da Islândia
Sexta-feira, 25 Julho de 2025 - 12:12 | Redação

Washington da Silva, de 48 anos, morador de Eldorado/MS, recebeu sua prótese transtibial no Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE de Campo Grande (CER/APAE). O equipamento foi confeccionado com a tecnologia Direct Socket, desenvolvida pela empresa Össur, da Islândia, referência mundial em próteses e tecnologia assistiva.
Washington chegou à unidade em cadeira de rodas, acompanhado, e passou por avaliação da equipe de fisioterapia antes da moldagem. O processo de confecção da prótese durou apenas 2 horas e meia, graças à inovação do sistema Direct Socket, que proporciona maior agilidade, leveza e conforto ao usuário.
“Me sinto super bem e se Deus quiser, a tendência é só melhorar. Logo estarei caminhando tranquilo, sem andador, graças ao CER/APAE, que me deu essa força. Estou super feliz, é uma nova vida, uma caminhada”, declarou Washington.
Segundo o técnico ortopédico do CER/APAE, Daikon Villalta, o sistema também minimiza a necessidade de deslocamentos constantes do paciente até a unidade, otimizando o processo de adaptação. “É uma técnica que une rapidez e eficiência. Washington continuará sendo acompanhado pela equipe do CER/APAE para ajustes e manutenção da prótese durante todo o período de uso, que é de aproximadamente dois anos, conforme protocolo do SUS”, afirmou.
A APAE de Campo Grande foi a primeira instituição no Brasil a adotar essa técnica no SUS, inicialmente com próteses transtibiais (abaixo do joelho) e, depois, também com as transfemurais (acima do joelho). Desde 2020, a instituição vem ampliando o acesso a essa tecnologia, reforçando seu compromisso com a autonomia e qualidade de vida dos usuários.
Últimas Notícias
- Taxa de Desemprego - 14:55 Desemprego repete mínima histórica em setembro
- Cultura - 14:35 Inscrições para oficina de contação de história estão abertas
- Arte - 14:12 Gravado nas ruas da Capital, filme sobre super-herói será lançado no dia 7
- Economia - 13:50 Dois consumidores dividem o prêmio de R$ 100 mil do Nota MS Premiada
- Meio Ambiente - 13:23 Debate aponta medidas para combater descarte irregular de lixo na Capital
- Oportunidades - 13:00 81 vagas e salários de até R$ 4,9 mil
- Violência Doméstica - 12:40 Homem é preso em Bataguassu por ameaçar ex-esposa e descumprir medidas protetivas
- Saúde - 12:18 SES adota novas estratégias para reduzir riscos em partos e internações
- Gestão - 11:50 Prefeitura de Três Lagoas implantará jornada flexível de 6 horas para servidores
- Saúde - 11:35 Sistema de Gestão da Qualidade na Vigilância em MS

