Geral
A partir de agora uso obrigatório da biometria para autorizar qualquer empréstimo consignado, segundo presidente do INSS
Em entrevista exclusiva ao Noticidade Primeira Edicação, Waller fala sobre como funcionará o ressarcimento a vítimas do golpe, punição aos responsáveis e novas medidas de segurança adotadas pelo órgão
Segunda-feira, 26 Maio de 2025 - 09:50 | Emanuely Lobo

Gilberto Waller Júnior, novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), concedeu entrevista pela primeira vez aos portais de notícias de Mato Grosso do Sul após o escalando do INSS. Com exclusividade Waller falou ao programa Noticidade Primeira Edição da Rádio FM Cidade 97 apresentado por Rodrigo Nascimento, o “Rodrigão” nesta segunda-feira (26).
O presidente, garantiu que os valores indevidamente subtraídos de aposentados e pensionistas sul-mato-grossenses e de todo o Brasil, em decorrência do esquema de corrupção recentemente descoberto no órgão, será totalmente ressarcido. Segundo ele, o processo de devolução ocorrerá em três etapas, com início nesta segunda-feira (26). “Garantimos que os valores subtraídos de aposentados e pensionistas serão devidamente ressarcidos”, afirmou Waller em entrevista.
Após o escândalo, o INSS anunciou novas medidas de segurança para proteger os beneficiários e evitar fraudes. Entre as principais mudanças, destaca-se o uso obrigatório da biometria facial para autorizar qualquer novo empréstimo consignado. A medida era usada desde 2023, porém para beneficiário de anos anteriores a liberação podia ser feita via pedido ao INSS sem comprovação que o titular estava fazendo a mesma.
Embora o esquema não tenha envolvido os chamados créditos associados (linhas de crédito oferecidas por cooperativas), Waller afirmou que nenhum novo abatimento referente a esse tipo de crédito será autorizado até que o órgão defina regras mais rígidas para sua liberação.
Além disso, o presidente da autarquia se reuniu com o Presidente da República e especialistas do setor para avaliar todos os tipos de descontos que incidem sobre os benefícios do INSS. O objetivo é evitar que aposentados e pensionistas sejam vítimas de assédio financeiro e golpes.
Outa medida tomada foi o bloqueio imediato de todas as linhas de crédito disponíveis aos beneficiários, que antes ficavam automaticamente visíveis para instituições financeiras após a primeira solicitação. “Desde o dia 8 de maio, fechamos todas as linhas de crédito que podiam ser acessadas pelas empresas. Agora, elas só serão reabertas mediante solicitação expressa do beneficiário”, explicou Waller.
Também será implantado um sistema de controle de acesso, no qual apenas o beneficiário poderá autorizar, via biometria, que instituições financeiras analisem sua margem consignável para possíveis empréstimos. “Essas medidas foram tomadas para proteger nossos beneficiários do assédio e de novos golpes”, reforçou.
Waller também comentou sobre as punições aos envolvidos no esquema. Servidores públicos investigados poderão perder os cargos, ter bens bloqueados e cumprir pena em regime fechado, caso comprovada a participação.
Do lado das empresas, o INSS acionou a Lei Anticorrupção e está requerendo a desconstituição de pessoas jurídicas envolvidas, além de multas e proibição de que os responsáveis voltem a operar no setor financeiro com as mesmas finalidades. “Pessoas e empresas que pagaram propina e participaram desse esquema não terão novas permissões para aplicar golpes no povo brasileiro”, declarou o presidente.
O presidente também fez um alerta à população sobre novas tentativas de fraude, desta vez ligadas à devolução dos valores subtraídos. “Estão se aproveitando de um momento de fragilidade para tentar aplicar novos golpes. Reforçamos que todo o trâmite será feito apenas pelos canais oficiais do governo”, afirmou.
Os canais oficiais para acompanhamento do processo e solicitação de informações são:
Aplicativo Meu INSS
Site: Ministério da Previdência Social
Telefone: 135
A partir de sexta-feira (30/05), atendimento também será oferecido nas agências dos Correios.
Últimas Notícias
- Estupro de vulnerável - 19:00 Preso por engravidar cunhada de 13 e abusar de enteada de 11 anos
- '18k' - 18:40 Operação prende suspeito de roubo milionário de joias em Ponta Porã
- Polícia - 18:18 Traficante é preso e boca de fumo fechada em Caarapó
- Nacional - 17:50 Política de humanização do luto materno entra em vigor em 90 dias
- Campo Grande - 17:25 Terrenos invadidos são desocupados no Centro
- Nova Alvorada do Sul - 17:00 Morre mulher que ateou fogo em si mesma
- 'Tango Down' - 16:40 Operação desarticula grupo que usa aeronaves para transporte de drogas
- Música - 16:25 Sesc Lageado recebe oficina de voz e coral pelo projeto Sesc Partituras
- Estudantes - 16:00 Abertas inscrições para Auxílio Atenção à Saúde Mental, com apoio financeiro
- Tráfico de drogas - 15:40 Preso por tráfico receberia 3 tabletes de maconha como pagamento