Geral
Prefeitura desocupa terrenos invadidos no Centro de Campo Grande
Proprietários dos terrenos serão notificados e multados por abandono, segundo o Município
Quarta-feira, 28 Maio de 2025 - 17:25 | Redação

Uma operação integrada de desocupação foi realizada em três terrenos invadidos por pessoas em situação de rua e usuários de drogas no centro de Campo Grande, nesta quarta-feira, 28 de Maio. A ação, que visa melhorar a segurança, a saúde pública e a limpeza urbana, contou com a participação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Secretaria Especial de Articulação Regional (Sear).
Durante a operação, foram identificadas ligações irregulares de energia elétrica, puxadas de uma residência vizinha, o que representa risco de acidentes e infração legal. Além disso, a Vigilância Sanitária encontrou focos do mosquito Aedes aegypti, que podem transmitir dengue, zika e chikungunya. Os proprietários dos terrenos serão notificados e multados.
Segundo Vagner Ricardo Santos, coordenador do Centro de Controle de Vetores da Sesau, a situação encontrada era alarmante. “O acúmulo de lixo e entulho favorece a proliferação de ratos, insetos e mosquitos. Coletamos amostras para identificação da espécie e vamos notificar os responsáveis para que mantenham a área limpa, sob pena de novas multas.”

A ação foi motivada após denúncias feitas por moradores da região. “Fomos acionados pela população, que relatou insegurança, sujeira e risco à saúde pública. Por isso, mobilizamos todas as secretarias envolvidas para promover essa força-tarefa”, explicou o secretário de Articulação Regional, Darci Caldo.
Morador da região há mais de 40 anos, Nelson Chaia acompanhou a ação e ficou entusiasmado com a iniciativa.
“Fazia tempo que esses terrenos estavam sendo usados por pessoas em situação de rua. Era perigoso, sujo, a gente, comércio, vivíamos com medo. Espero que consigam manter os terrenos desocupados”, comentou.
Todo o lixo e entulho acumulados nos terrenos será retirado pela Sisep. A expectativa é que a limpeza e a fiscalização contínua inibam novas ocupações irregulares e favoreçam a revitalização da área.

Essa é a terceira ação conjunta realizada pelas secretarias neste ano. A primeira ocorreu em abril, no Bairro Nhanhá, com a desocupação de uma casa abandonada e retirada de entulho e usuários de drogas. Já a segunda, em maio, foi no Bairro Coophatrabalho, com apoio da Energisa, que realizou a poda preventiva de árvores e combate a riscos elétricos.
As ações fazem parte de uma estratégia da Prefeitura de Campo Grande para integrar serviços públicos em prol da qualidade de vida urbana. É importante e indispensável lembrar que, a atuação da Prefeitura ocorre no âmbito administrativo, conforme prevê o Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande, no que compete a vistoriar e notificar o responsável pelo imóvel para que o mesmo cumpra a legislação vigente.
Conforme a Lei Municipal n° 2.909, Art. 18-A, os proprietários dos imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos, são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados. No caso do não cumprimento, o mesmo é notificado e se não atender as exigências, multado. A multa neste caso varia entre R$ 3.219,00 e R$ 12.876,00.
Últimas Notícias
- Polícia - 11:50 Jovem é morto a facadas durante festa
- Oportunidades - 11:01 FAC abre inscrições para curso gratuito de artesanato natalino
- Inovação - 10:30 Sebrae/MS forma novos investidores para o mercado de startups no Estado
- Musical - 10:00 Musical “Heathers” chega à Capital com humor ácido e crítica social afiada
- Financeiro - 09:30 Receita exigirá CPF de cotistas em todos os fundos de investimento
- Passageiros - 09:00 Em Três Lagoas, App tem rotas, horários e mapa de trajeto dos ônibus
- Câmara Municipal - 08:30 Impacto social e ambiental do lixo será debatido em audiência no dia 3
- Campo Grande - 08:00 Solenidade na segunda-feira vai celebrar Dia do Obreiro Evangélico
- Saudades - 07:39 Confira programação nos cemitérios
- Prefeitura - 07:00 Núcleo inédito vai atender mães atípicas

