Geral
2024 Registra o ano mais quente da história do Estado
Temperatura máxima superou a casa dos 40°C em 14 municípios monitorados pela rede de meteorologia
Terça-feira, 28 Janeiro de 2025 - 08:10 | Redação

Dados divulgados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) - órgão do Governo de Mato Grosso do Sul vinculado à Semadesc - comprovam que o ano de 2024 foi o mais quente no Estado de toda série histórica, que acumula registros das temperaturas desde 1994. A temperatura máxima superou a casa dos 40°C em 14 municípios monitorados pela rede de meteorologia, sendo o recorde registrado em Aquidauana, com 43,7°C no dia 7 de outubro.
A temperatura média anual sul-mato-grossense ficou em 26,1°C no ano passado, quase dois graus acima do padrão observado nos últimos 20 anos, que é de 24,5°C. Comparado com 2023, também se observa uma escalada das temperaturas. Naquele ano, 12 cidades registraram máximas acima dos 40°C, enquanto no ano passado foram 14 municípios nessa condição.
No outro extremo, o frio também foi rigoroso em 2024. As temperaturas ficaram abaixo de 10°C em 20 cidades monitoradas pelo Cemtec e, em duas, os termômetros ficaram negativos: Iguatemi com -0,2°C em 11 de agosto e Rio Brilhante com -0,3°C no dia 26 de agosto.
Em 2023 as mínimas ficaram abaixo de 10°C em 15 cidades sul-mato-grossenses, enquanto a temperatura mais baixa foi verificada em Rio Brilhante no dia 15 de julho: 1,6°C.
Outro dado preocupante no comparativo entre os dois últimos anos é quanto ao acumulado de chuva nos 18 pontos monitorados pelo Cemtec/MS. O ano de 2023 não foi bom nesse quesito, mas ainda assim a metade dos pontos monitorados registraram chuvas acima da média histórica.
Já em 2024 os dados mostram um agravamento da situação, com apenas um ponto de monitoramento localizado no município de Bataguassu tendo registrado chuva acima da média histórica, ainda assim de apenas 33 milímetros.
Últimas Notícias
- Regularização - 18:08 Contribuintes têm até dezembro para aderir ao programa Regulariza Corumbá
- Projeto - 17:43 Oficina 'Conto e Cantigas' está com inscrições abertas na Casa de Cultura
- Legado - 17:30 Capital celebra 35 anos do Krav Maga no País com presença de grão-mestre
- Clima - 17:17 Temporal rápido atinge bairros da Capital nesta tarde de feriado
- Facilidade - 16:30 Três Lagoas libera pagamento de dívidas municipais com cartão de crédito
- Internacional - 16:00 Criação de voo direto entre Brasil e Chile pela Rota Bioceânica
- Arte - 15:30 Fronteira Criativa traz shows, dança, literatura, artesanato e gastronomia
- Concurso - 15:00 Concurso de desenho sobre sustentabilidade para alunos da rede municipal
- Proposta - 14:30 Projeto prevê prisão de réus notificados que não comparecem à Justiça
- Fotografia - 14:00 Alunos de fotografia transformam água em arte durante aula prática de SPLASH

