• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

1º Big Day das Araras Azuis acontece dias 16 e 17 de agosto no Brasil

A missão no evento é observar, registrar e enviar para o Instituto as informações sobre avistamentos de araras-azuis da espécie Anodorhynchus hyacinthinus

Sábado, 16 Agosto de 2025 - 07:25 | Redação


1º Big Day das Araras Azuis acontece dias 16 e 17 de agosto no Brasil
A missão no evento é observar, registrar e enviar para o Instituto as informações sobre avistamentos de araras-azuis da espécie Anodorhynchus hyacinthinus (Foto Divulgação)

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2025, o Instituto Arara Azul convida todas as pessoas no Brasil, Bolívia e Paraguai, a fazerem parte de uma grande mobilização: o primeiro Big Day das Araras Azuis - um chamado para a ciência cidadã. Este é um evento de participação aberta onde qualquer pessoa pode colaborar com a conservação da espécie.

Neiva Guedes, coordenadora dos projetos de pesquisa e presidente do Instituto Arara Azul, explica a iniciativa. “O Big Day das Araras Azuis foi uma iniciativa científica para uma amostragem de avistamentos nos diferentes locais que a espécie ocorre, porém está tendo uma grande repercussão através de todos os parceiros engajados nessa ideia, onde a ciência cidadã passou a ser outro grande objetivo”.

A missão no evento é simples: observar, registrar e enviar para o Instituto as informações sobre avistamentos de araras-azuis da espécie Anodorhynchus hyacinthinus na natureza durante os dias de evento.

A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma das espécies mais simbólicas da fauna brasileira, e embora protegida por leis e projetos de conservação, ainda enfrenta ameaças sérias, como destruição do habitat natural, mudanças no clima, comércio ilegal de aves silvestres. Ao estimular a ciência cidadã, o Instituto busca ampliar a coleta de dados de forma participativa, envolvendo a sociedade como aliada da conservação.

“O primeiro Big Day das Araras Azuis é uma bela iniciativa do Instituto Arara Azul que, com certeza, vai contribuir para o trabalho de educação ambiental, para o turismo de observação de aves e, acima de tudo, contribuir para a conservação dessa espécie fantástica, um trabalho maravilhoso que o Instituto já vem fazendo nas últimas décadas. Então, reforço aqui a importância de todos participarem, registrarem essa espécie que é incrível, que é o símbolo de MS. E que o Big Day das Araras Azuis possa fortalecer ainda mais a identidade de Mato Grosso do Sul como destino de observação de aves e, claro, reforçar a importância da conservação da biodiversidade do nosso planeta", salienta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Esta ação é inspirada no evento global de observação de aves conhecido como Big Day, no qual observadores de todo o mundo vão a campo para registrar o maior número possível de espécies de aves. Motivado por esse movimento, o Instituto lança a edição especial voltada para a espécie arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), símbolo da biodiversidade brasileira.

Quem pode e como participar:

Todo mundo pode participar, não precisa ser biólogo, cientista, ornitólogo ou profissional da área. As informações coletadas pelos participantes e recebidas pelo Instituto contribuirão para um importante banco de dados, que será utilizado para mapeamento populacional, monitoramento de áreas de ocorrência e apoio a projetos de conservação ambiental.

SIGA-NOS NO Google News