Economia
Nova lei determina atualização do valor de imóvel no Imposto de Renda
Pelo projeto, contribuintees poderão atualizar valor do imóvel e pagar imposto sobre o ganho de capital com alíquota reduzida, de 4%
Sexta-feira, 28 Novembro de 2025 - 15:05 | Agência Senado

O valor declarado de imóveis e veículos no Imposto de Renda passará a ser atualizado de acordo com o valor de mercado. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que cria o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp). A Lei 15.265, de 2025 foi publicada na última sexta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU).
A nova lei autoriza a atualização do valor de imóveis e veículos no Imposto de Renda e a regularização de bens lícitos não declarados. Não havia, antes da lei, previsão legal de atualização do valor de imóveis a preço de mercado. Com isso, a declaração não refletiria a situação patrimonial do contribuinte, pela defasagem existente entre os valores históricos declarados e os preços de mercado.
Para pessoas físicas, a lei estabelece que a atualização acarretará cobrança de 4% sobre a diferença entre o valor declarado e o valor de mercado, em substituição ao Imposto sobre Ganho de Capital, que varia de 15% a 22,5%. Para pessoas jurídicas, as alíquotas serão de 4,8% de IRPJ e 3,2% de CSLL.
A norma tem origem no PL 458/2021, aprovado no Senado no dia 18 com relatório favorável do senador Eduardo Braga (MDB-AM). De acordo com o autor do projeto, o ex-senador Roberto Rocha (MA), essa defasagem poderia gerar problemas para os contribuintes, como a dificuldade de comprovação patrimonial junto a instituições financeiras para obter crédito.
A lei também trata de regularização de criptomoedas, restrições a compensações tributárias, revisão de regras do Programa Pé-de-Meia, ajuste no prazo do auxílio-doença por análise documental (Atestmed) e limites à compensação previdenciária entre regimes.
Fonte: Agência Senado
Últimas Notícias
- Economia - 15:35 Black do Pátio 'bomba' e promoções continuam
- SUAS - 15:30 ALEMS cria Frente Parlamentar pela valorização dos trabalhadores do SUAS
- Economia - 15:05 Nova lei determina atualização do valor de imóvel no Imposto de Renda
- Economia - 14:50 Arrecadação federal chega a R$ 261,9 milhões em outubro e bate recorde
- Administração - 14:23 Especialista analisa efeitos de resolução do TCE-MS sobre emendas parlamentares
- Misoginia - 14:06 Projeto propõe combate à misoginia e à violência digital contra mulheres
- Trânsito - 13:50 Agetran divulga cronograma de interdições para este sábado na Capital
- Capital e interior - 13:32 Justiça Eleitoral atende eleitores em ações itinerantes em MS
- Economia - 13:00 Novo uso para imóveis abandonados no Centro
- Saúde - 12:19 Comitê de Arboviroses discute avanço de casos de chikungunya em Corumbá

