Economia
Marcas de azeite e coco ralado são proibidas pela Anvisa
Resolução foi publicada no Diário Oficial da União
Quinta-feira, 26 Setembro de 2024 - 18:17 | Agência Brasil

A importação e distribuição de azeites das marcas Serrano e Cordilheira – extra virgem, com 0,5% de acidez - por empresas de procedência desconhecida no Brasil levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proibir a venda dos dois produtos no país.
A resolução nº 3.508, de 20 de setembro, foi publicada ontem (24) no Diário Oficial da União, e trouxe também a suspensão da comercialização de um lote de coco ralado da marca Coco & Cia.
A proibição da fabricação, da propaganda e do uso dos azeites ocorreu porque os produtos foram importados por empresas sem o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), portanto, desconhecidas no país. De acordo com a Anvisa, a falta de identificação não permite garantir a segurança e a qualidade dos produtos.
A Anvisa também suspendeu a comercialização e determinou o recolhimento do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia. Conforme a agência, foi registrada no produto a presença de dióxido de enxofre, um conservante, acima do permitido.
A Coco & Cia, em nota, afirmou ter sido surpreendida pela decisão da Anvisa. A fabricante disse que já havia recolhido o pedido por conta própria, em 29 de julho, assim que recebeu o comunicado da agência.
"A inconformidade estava presente apenas no lote já citado, que foi recolhido e não circula mais no mercado. Lamentamos o ocorrido e não compreendemos o porquê da Resolução – RE Nº 3.508 ter sido divulgada meses após o ocorrido ser resolvido", destacou o comunicado da empresa.
A Agência Brasil não conseguiu contato com as marcas Serrano e Cordilheira, mas mantém o espaço aberto para inclusão do posicionamento.
Últimas Notícias
- Três Lagoas - 08:14 Mulher é presa em flagrante por feminicídio de companheira em Três Lagoas
- Jardim - 07:59 Dupla é autuada por pesca predatória no Rio Miranda
- Operação Fronteira RFB - 07:50 R$12 milhões são apreendidos
- Trânsito - 07:32 Agetran informa sobre interdição de rua para recapeamento na Capital
- Paralisação - 07:18 Atraso no pagamento paralisa transporte
- Oportunidades - 07:00 236 vagas e salários de até R$ 5.9 mil
- Charge - 07:00 Bebê de 1 ano internado comeu doce com maconha
- Feminicídio - 19:50 Mulher mata companheira asfixiada em Três Lagoas
- Oportunidades - 19:00 Feira de Profissões traz olhar sobre mercado de trabalho a jovens de MS
- Modernização - 18:39 Novo portal da entrada de Corumbá será construído após acidente