Economia
Governo adia por 3 meses portaria sobre trabalho aos feriados
Ministério do Trabalho e setores não chegaram a acordo
Quarta-feira, 28 Fevereiro de 2024 - 11:37 | Agência Brasil

Sem acordo entre o governo, trabalhadores e patrões, o Ministério do Trabalho e Emprego adiou por 3 meses a publicação da portaria que restringe o trabalho no comércio aos feriados para os trabalhadores com convenção coletiva. As novas regras, que entrariam em vigor em 1º de março, ficarão para junho.
Em nota, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que a decisão foi tomada em reunião entre o ministro Luiz Marinho; o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; representantes das centrais sindicais e das frentes parlamentares do Comércio e Serviços e do Empreendedorismo.
“Nós temos certeza de que as partes chegarão a um texto que contemplará o funcionamento do nosso comércio na sua plenitude, respeitando sempre o direito às negociações, o direito dos empregados e protegendo cada trabalhador”, destacou Luiz Marinho no comunicado.
No fim de janeiro, Marinho havia dito que cerca de 200 atividades consideradas essenciais ficariam de fora da norma e não precisariam de convenção coletiva para trabalharem aos feriados.
Em novembro, o Ministério do Trabalho publicou a portaria que obrigava a convenção coletiva para o trabalho aos feriados a todos os setores do comércio. Uma semana mais tarde, o texto foi revogado, após a Câmara dos Deputados ameaçar aprovar um decreto legislativo cancelando a portaria.
Logo após a cerimônia de anúncio da versão digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Marinho disse que o governo está finalizando o projeto de lei que muda as regras do saque-aniversário do FGTS.
"Estamos amarrando os últimos detalhes, participando juntos, os Ministérios do Trabalho, da Fazenda, da Casa Civil, para poder encaminhar um projeto de lei ao Congresso", declarou Marinho depois de uma entrevista coletiva.
O ministro disse não descartar a possibilidade de enviar a proposta por medida provisória. De acordo com Marinho, as regras atuais de saque-aniversário prejudicam parte dos trabalhadores porque quem saca o benefício no aniversário tem dificuldades de acesso ao fundo em uma eventual demissão.
Últimas Notícias
- Tecnologias - 19:02 Governo e Fundect levam 500 bolsistas à maior feira científica do Estado
- Estelionato - 18:50 Casal perde mais de R$ 6,2 mil em golpe aplicado por falsa juíza
- Fatalidade - 18:36 Sobe para 17 número de mortos por acidente com ônibus em Pernambuco
- Rondas de bairro - 18:00 Polícia Militar apreende autor de tráfico de drogas em Brasilândia
- Justiça - 17:48 Pequenas cobranças indevidas não configuram dano moral, reafirma TJMS
- Aprovação - 17:32 Doentes renais crônicos são reconhecidos como pessoas com deficiência em MS
- Tráfico - 17:00 Homem é preso por tráfico em Sonora após abordagem da Polícia Militar
- Empregos - 16:40 Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão
- Rio Brilhante - 16:32 Ossada encontrada em canavial em outubro de 2024 é identificada
- Corumbá - 16:00 Adolescente é vítima de importunação sexual dentro de ônibus em Corumbá