• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

MS forma 1ª turma de pedreiras do Brasil no projeto Elas Constroem

Mulheres receberam diploma dos cursos de segurança na operação de minicarregadeira, pintor e assentador

Quinta-feira, 16 Outubro de 2025 - 07:32 | Redação


MS forma 1ª turma de pedreiras do Brasil no projeto Elas Constroem
(Foto: Divulgação)

Senai de Mato Grosso do Sul formou a primeira turma do Brasil do projeto Elas Constroem, voltado para qualificação de mulheres para atuar na construção civil.  Em solenidade realizada na semana passada, 40 mulheres receberam o diploma de conclusão dos cursos de segurança na operação de minicarregadeira (Bobcat), pintor de obras imobiliárias e assentador de revestimentos cerâmicos.

Idealizado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e conduzido em parceria entre o Sinduscon-MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), Senai, com apoio da Semu (Secretaria Executiva da Mulher) e do Sintracom-CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário), o projeto tem como propósito incentivar a presença feminina na construção civil, promovendo inclusão, capacitação profissional e empregabilidade.

De acordo com o gerente regional do Senai, Jeancarlos Lucietto, a iniciativa destaca o avanço da mão de obra feminina na construção civil, setor que segue em forte expansão em Mato Grosso do Sul.

MS forma 1ª turma de pedreiras do País
(Foto: Divulgação)

“Somente no primeiro semestre de 2025, a construção civil foi responsável por mais de 5 mil novas vagas de emprego formal, representando metade de todos os postos criados pela indústria do estado, segundo dados do Caged. No Senai, temos o compromisso de oferecer formação técnica de excelência, contribuindo para o desenvolvimento do setor e ampliando as oportunidades no mercado de trabalho”.

O presidente do Sinduscon/MS, Kleber Luiz Recalde, destacou o simbolismo da conquista e o papel da entidade na promoção de oportunidades. “Estou muito orgulhoso de receber essas mulheres no nosso setor. A construção civil é uma indústria apaixonante, e hoje é um dia extremamente especial, não apenas pela formatura, mas pelo futuro que começa a se desenhar para cada uma delas. Este primeiro certificado é só o começo de uma janela de oportunidades extraordinária. A indústria da construção está de portas abertas para recebê-las”. 

A entrega dos certificados emocionou as 40 formadas e o público presente, simbolizando o início de uma nova jornada para mulheres que decidiram construir seus próprios caminhos. Para a líder do projeto, Valéria Gabas, o sucesso da turma é apenas o começo. “Essas mulheres pioneiras mostraram que têm espaço e competência para atuar na construção civil e inspirar muitas outras”, afirmou.

MS forma 1ª turma de pedreiras do País
(Foto: Divulgação)

Durante a cerimônia, também estiveram presentes o gerente da Unidade Senai da Escola da Construção, Plínio da Costa Gratão; a secretária municipal da Semu, Maria Angélica Fontari de Carvalho e Silva; a líder do projeto no Estado, Valéria Gabas; e o presidente do Sintracom-CG, José Abelha.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  senai  curso  mulheres  construcao-civil