Economia
Empresas devem abrir mais vagas neste fim de ano, diz Associação
Expectativa é de que sejam geradas cerca de 2,2 mil oportunidades de empregos temporários
Quarta-feira, 08 Novembro de 2023 - 11:18 | Redação

Pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) indica que 64% dos empresários devem abrir vagas de trabalho neste final de ano. A maior parte das contratações vão ocorrer em dezembro, segundo o levantamento.
De acordo com o presidente da entidade, a perspectiva de abertura de oportunidades de emprego dos empresários está melhor em 2023.
“No ano passado, a economia sofreu reflexos da troca de governo federal e um cenário ainda de incertezas sobre as políticas que seriam adotadas. Por isso, o percentual de empresários dispostos a contratar mão-de-obra naquele período foi 7% menor”, revela Renato Paniago.
Para esse ano, a expectativa da ACICG é que sejam geradas cerca de 2,2 mil oportunidades de trabalho temporário em empresas dos setores de comércio e serviços, entre os meses de outubro e dezembro.
A maior parcela dos entrevistados na pesquisa, ou seja, 81,5%, deve contratar até 2 pessoas e 12% pretendem incorporar até 5 funcionários. Apenas 4,6% dos respondentes esperam aumentar o quadro de colaboradores em até 7 pessoas e 1,5% disseram que devem agregar 10 pessoas ou mais à equipe.
A ACICG também constatou que entre os empresários que ofertarão oportunidades de trabalho, a maioria (57%) vai abrir mais vagas em 2023 comparado com o ano passado.
“Esse foi mais um indicador que comprovou o otimismo da classe empresarial. Em 2022, a maioria respondeu que a previsão de contratação seria igual a de 2021. Apenas 11% dos entrevistados revelaram que estavam abrindo mais oportunidades de trabalho naquele período”, disse.
O levantamento “Perspectivas de contratação de final de ano” foi realizado em outubro e contou com a participação de 102 empresários dos setores de vestuário, eletrônicos, calçados, brinquedos, perfumaria, jóias, alimentos, ótica, alimentação, entre outros.
Últimas Notícias
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro
- Hospital Regional - 14:50 MPMS irá investiga funcionamento de aparelhos de raio-X no HRMS
- Com ameaça de extinção - 14:45 Aves silvestres mantidas ilegais são resgatadas
- Ataque ao Banco Central - 14:30 Funcionário que deu acesso a hackers executarem fraude é preso
- Novas medidas - 13:58 Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
- Apropriação Indébita - 13:30 Preso condutor com carro com registro de crime no PR