Economia
Calor e frio: estratégias para economizar energia em temperaturas extremas
Concessionária Energisa separou algumas dicas para um consumo consciente e econômico
Quinta-feira, 22 Agosto de 2024 - 10:36 | Redação

O inverno deste ano apresentou um clima diferente do esperado. A época em que muitos esperavam dias com temperaturas baixas, na realidade, tem trazido dias bastante secos e quentes. Os últimos eventos climáticos intensificaram as grandes secas e altas temperaturas que impactam diretamente o dia a dia da população. No último final de semana, Campo Grande registrou altas temperaturas com máximas na média de 37 graus.
Nessa segunda-feira, Pedro Gomes teve máxima de 40 graus – o maior registro de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS. A previsão é que a forte onda de calor continue até esta quarta-feira (21).
Apesar da onda de calor que atinge o Mato Grosso do Sul, a previsão do tempo indica uma nova frente fria, que chega no final da semana com mínimas de 7 °C na região sul e de 12 °C em Campo Grande. A temperatura deve começar a cair na quinta-feira (22). A oscilação entre dias muito quentes e muito frios, banhos quentes no frio e ar-condicionado para refrescar as noites quentes levam ao aumento de consumo de energia.
Para diminuir os gastos na conta de energia, a Energisa separou algumas dicas para um consumo consciente e econômico.

Nos dias mais frios:
- A geladeira não precisa ficar no máximo; a borracha de vedação da porta deve estar em boas condições para o ar frio não escapar.
- O banho quente pode aliviar as baixas temperaturas, mas, se não usado com moderação, pode aumentar sua conta de luz. Caso use o secador, seque bem o cabelo com a toalha antes de utilizar o aparelho, o que ajuda a economizar.
- Quanto mais luz natural, melhor. Durante o dia, mantenha portas, janelas e cortinas abertas. Prefira lâmpadas fluorescentes ou LED, que são mais econômicas.

Para os dias mais quentes:
- Invista em plantas, isso ajuda a refrescar o ambiente. Os processos fisiológicos das plantas reduzem a temperatura ambiente, tornando-a mais amena. Você pode trazer esse efeito para dentro de sua casa, reduzindo o aquecimento das paredes, responsáveis por cerca de 40% da superfície das casas.
- Para garantir que o ar-condicionado funcione perfeitamente, limpe os filtros pelo menos uma vez por semana e verifique se a potência do equipamento é adequada para o ambiente onde está instalado, evitando potência inferior. Priorize a temperatura de 23 °C e garanta que portas e janelas estejam bem fechadas para usufruir do ar gelado de forma consciente.
- É ideal que os ventiladores fiquem ligados apenas quando estiverem sendo usados; deixá-los ligados para refrescar o ambiente não funciona e apenas gasta energia.
Para mais dicas e orientações sobre a conta de energia nas redes sociais e canais de atendimento da Energisa: www.energisa.com.br e aplicativo Energisa On.
Últimas Notícias
- Política - 19:09 Motta convoca reunião nesta quarta para debater anistia a golpistas
- Reality show - 18:32 Confira o cronograma da primeira semana de A Fazenda 17
- Acidente aéreo - 18:00 Pecuarista morre em queda de aeronave
- Conferência - 17:50 ALEMS sedia abertura da 7ª Conferência dos Direitos Humanos na quinta
- Política - 17:17 Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão, diz defesa
- Maracaju - 17:00 Homem é preso após manter esposa em cárcere por medo da separação
- Política - 16:40 Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília
- Clima - 16:32 Defesa Civil alerta para calor e tempestades na primavera em Dourados
- Pet - 16:07 Veterinário Francisco propõe criação da Secretaria de Bem-Estar Animal
- Dourados - 15:48 Paciente depreda UPA e agride ciclista