Economia
Audiência pública debate projeto de Centrais de Energia Fotovoltaicas
Projeto visa o autoconsumo remoto das estruturas físicas da administração pública estadual
Sexta-feira, 15 Julho de 2022 - 11:15 | Redação

Foi publicado nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial do Estado, aviso de audiência pública que visa colher sugestões e contribuições para o aprimoramento do Projeto de Parceria Público-Privada de implantação, manutenção e operação de Centrais de Energia Elétrica Fotovoltaica.
A audiência pública é o momento de apresentação do projeto estruturado para toda a sociedade, oportunidade de abertura do diálogo entre os interessados em sua execução, investidores e autoridades, garantindo plena transparência do processo.
O Projeto de Centrais de Energia Fotovoltaicas foi estruturado pelo Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo de Mato Grosso do Sul (EPE) e desenvolvido por meio de procedimento de manifestação de interesse. Visa o autoconsumo remoto das estruturas físicas da administração pública estadual.
Após a audiência pública e o encerramento do prazo de consulta pública (29 de julho), o projeto irá para a fase de licitação, momento em que se torna apto para captação dos investidores e empresas interessadas. Ao fim, será realizada uma parceria publico-privada na modalidade de concessão administrativa.
A empresa vencedora do certame irá implantar, manter e operar as centrais de energia elétrica fotovoltaica pelos próximos 23 anos. Ao término do contrato os bens retornam ao poder concedente.
"A Parceria Público-Privada que será firmada pretende contribuir com a matriz energética de forma limpa e renovável, além estimar uma economia de 25% no custo da energia elétrica paga pelo Estado”, avalia a secretária Eliane Detoni.
O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), reforça que o Projeto de Centrais de Energia Fotovoltaicas “contribui de forma significativa com o desenvolvimento sustentável e está totalmente alinhado com a política estratégica do Governo do Estado, que por meio do programa MS Carbono Neutro, vai fazer com que Mato Grosso do Sul atinja, em 2030, a meta de ser um território que neutraliza suas emissões de carbono”.
Serviço: A Audiência Pública será feita no dia 28 de julho de 2022, às 14 horas (horário de Mato Grosso do Sul), de forma remota e em ambiente virtual. A participação é aberta a toda população por meio do preenchimento de formulário disponível no site da TVB3 no endereço: http://tvb3.com.br/home.
O regulamento e demais informações sobre a Audiência Pública estão disponíveis no site www.epe.segov.ms.gov.br/consulta-publica-01-2022-ppp-centrais-de-energia-fotovoltaica.
Últimas Notícias
- Economia - 07:30 Investimento em tecnologia terá financiamento extra de R$ 4 bi do FAT
- Infância em risco - 07:00 MPMS alerta sobre perigos das apostas online e o risco para adolescentes
- MS Ativo - 18:08 Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
- Olímpiada de Matemática - 17:50 Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
- Investimentos no MS - 17:30 Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
- Rapidez em atendimentos - 17:10 Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
- Condenação - 16:50 Erro em laudo leva clínica e médico a indenizar gestante por danos morais
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional