• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

UFMS tem 1.500 vagas para quem fez Enem, vestibular ou PASSE nos últimos anos

Vagas são ofertadas em cursos que não possuem mais candidatos a serem chamados nas convocações regulares

(Foto: Divulgação)

Interessados em cursar uma graduação na UFMS têm nova oportunidade. Por meio do processo seletivo Quero ser UFMS 2021 são ofertadas 1.500 vagas em cursos de todos os câmpus.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 29 de março no site ingresso.ufms.br, onde também está disponível o edital de seleção.

Podem participar deste processo seletivo pessoas que realizaram as provas e obtiveram pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2015 e 2019, participaram das provas do Vestibular UFMS entre 2018 e 2021 e/ou realizaram a terceira etapa do PASSE UFMS nos anos de 2019 e/ou 2020.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, explicou que estas são vagas de cursos ofertados pelo Vestibular UFMS e PASSE que não possuem mais candidatos a serem chamados nas convocações regulares que estão sendo realizadas. Ele informou também que do total ofertado por este edital, 50% das oportunidades são para ampla concorrência e 50% para vagas reservadas para pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Para a inscrição o interessado deverá selecionar o município, a unidade e o curso ao qual deseja concorrer; a respectiva modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência) e preencher o cadastro obrigatório. Será preciso também digitar o número de inscrição do Enem, Vestibular UFMS ou PASSE e o respectivo ano de realização do processo seletivo; e anexar cópias digitalizadas do RG e do CPF, conforme orientações do edital.

A pontuação dos candidatos inscritos será calculada somando a nota de cada competência do Enem ou Vestibular ou PASSE. De acordo com a modalidade de concorrência escolhida (ampla concorrência ou vagas reservadas), os candidatos serão classificados por curso, em ordem decrescente de pontuação.

A previsão para divulgação da classificação preliminar é 31 de março, o período de recursos será entre 31 de março e 1ª de abril e a previsão para o resultado final e convocação para matrícula é 2 de abril. Os selecionados terão entre 3 e 6 de abril para se matricularem no site prematrícula.ufms.br e, assim que a matrícula for efetivada poderão iniciar as aulas neste primeiro semestre de 2021.

O pró-reitor explicou ainda que “candidatos que ainda não foram convocados no PASSE e no Vestibular UFMS 2021, podem concorrer também no Edital Quero Ser UFMS 2021, contudo, caso sejam convocados, deverão escolher um curso para se matricular”, disse