• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

IFMS abre matrículas para cursos de graduação em nove municípios

Candidatos têm até terça-feira ( 29) para fazer a matrícula ou manifestar interesse na vaga

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até a próxima terça-feira, 29, a matrícula dos aprovados no processo seletivo destinado a portadores de diploma,  transferências interna e externa, e reingresso em cursos de graduação. 

Para fazer a matrícula ou manifestar interesse na vaga, os candidatos devem acessar o sistema de matrículas do IFMS. As instruções estão disponíveis na Central de Seleção, onde também é possível consultar o resultado final do processo seletivo.

No ato da matrícula, são necessários os seguintes documentos digitalizados:

requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar o número do CPF do candidato;
- carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
- documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
- 1 (uma) foto 3x4 recente;
- os candidatos estrangeiros devem apresentar Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e do Passaporte com visto de estudante, ou de outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;
- diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, para candidatos portadores de diploma;
- comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC, aos que estão cursando curso superior (transferência externa);
- histórico acadêmico/escolar, com carga horária, notas ou menções das unidades curriculares.

Foram ofertadas 479 vagas em 14 opções de cursos de graduação nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A seleção foi feita com base no histórico escolar e ementas dos cursos, no caso de portadores de diploma e transferências. Para reingresso, o critério foi o Coeficiente de Rendimento (CR) dos estudantes.

Poderão ser publicadas novas chamadas, caso ainda haja vagas disponíveis após o período de matrícula dos candidatos convocados em primeira chamada. 

Aqueles que estejam matriculados em instituição pública de ensino superior só poderão solicitar a matrícula em curso do IFMS mediante comprovação de desistência no referido curso.

Dúvidas devem ser encaminhadas à Diretoria de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo e-mail [email protected].