• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

IFMS abre inscrições para 24 vagas no Mestrado Profissional

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2022; seleção será por análise do histórico

(Foto: Divulgação/Arquivo)

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com ingresso em 2022, do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

São ofertadas 24 vagas, sendo 12 vagas reservadas a servidores e 12 para o público externo. Dentro de cada público da seleção, há vagas para pessoas com deficiência (1) e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (2).

Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior ou declaração de conclusão de cursos superior. As inscrições devem ser feitas  exclusivamente pelo sistema de inscrições, na página do Programa, até o dia 10 de janeiro de 2022. A taxa é de R$ 95.

Neste ano, a seleção será feita por meio da análise do Histórico Profissional e Acadêmico, possibilitando que os candidatos apresentem aspectos referentes do desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT.

Os itens a serem considerados na pontuação estão no edital de abertura da seleção, onde também é possível consultar os procedimentos para envio dos documentos comprobatórios de acordo com as fases do processo seletivo.

A previsão é que o resultado dos selecionados seja publicado no dia 25 de fevereiro. O início previsto das aulas é para abril de 2022, às segundas-feiras, no período da manhã, tarde e noite.

Isenção - Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição.

A solicitação precisa ser feita até 23 de dezembro, no ato da inscrição, de acordo com as instruções do edital.

Curso - Coordenado por um Comitê Gestor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pela Comissão Acadêmica Nacional, o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é ofertado na modalidade semipresencial em 40 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), sendo 38 Institutos Federais, um Centro Federal de Educação Profissional (Cefet) e o Colégio Pedro II.

As linhas de pesquisa do mestrado são:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado;

Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica: trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando.