• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Curso gratuito ensina técnicas de defesa pessoal neste sábado ao público da Capital

Interessados podem, ainda, obter certificado por taxa simbólica; inscrições são até sexta-feira

Sensei ministra aula desde 2015 – (Foto: Arquivo Pessoal)

Para muitas pessoas, o final de semana é o período demarcado para descanso e cuidados com o corpo e mente. Para outros, é tempo de tentar atividades não experienciadas antes. A recomendação a quem estiver na Capital neste sabadão (30) é defesa pessoal, especificamente, o Curso de Autodefesa Urbana da Higa Jiu Jitsu Clube, totalmente gratuito e aberto para o público em geral.

Na aula gratuita, serão ensinadas técnicas de combate urbano, prevenção, evasão e domínio, além do conceito de autodefesa e noções segurança pessoal, meios de fortuna e APH em combate. O curso, ainda, dá direito a certificado com 4 horas/aula, porém, para obtê-lo, é necessário pagar uma taxa simbólica de R$ 50 para emissão.

Certificado pode ser emitido por R$ 50 - (Foto: Divulgação)

Ao todo, são 30 vagas disponíveis para a atividade, com inscrições até as 22h desta sexta-feira (29) pelo formulário disponível neste link.

O curso é ministrado pelo Sensei Adilson Higa desde 2015, com mais de 20 edições ocorridas durante o período. O instrutor explica que a defesa pessoal pode ser utilizada para prevenção a possíveis ataques violentos. "No contexto social em que vivemos, marcado por um alto índice de violência e crime, fazer um Curso de Defesa Pessoal, para aprender, e treinar isso constantemente, é de grande importância, pois pode nos ajudar a entender técnicas de defesa e prevenção e compreender o oponente, nas mais diversas situações em que pode ocorrer uma agressão, ou mesmo algum tipo de violência", esclarece.

Os inscritos devem comparecer a aula com roupas esportivas, como calça, moletom ou legging, além de camiseta comum confortável, camiseta rashguard ou camiseta de combate. É importante, ainda, levar a própria garrafa de água para hidratação durante as atividades.

Curso ensina técnicas de defesa pessoal, combate e prevenção - (Foto: Arquivo Pessoal)

Pode participar o público em geral, além de operadores de segurança pública, seguranças de empresas privadas, vigilantes e Caçador Atirador Colecionador (CAC), porém, é importante consultar um médico caso haja restrição de saúde para atividade de nível intermediário de esforço físico.

Os cursos são oferecido a cada dois ou três meses conforme demanda. O Sensei relata, ainda, que maioria dos frequentadores é homem, porém o número de mulheres interessadas é cada vez maior. "Inclusive muitas acabam procurando as aulas de jiu-jitsu e defesa pessoal após o curso", relembra.

Mais edições - O Sensei Adilson Higa já ministrou mais de 20 edições do curso. Dentre as aulas, foram oferecidas Autodefesa Urbana, Combate Urbano, Retenção e Contra-retenção de arma de fogo e Combate com bastão.

Para ele, a autodefesa é importante pois viver em sociedade é viver em perigo. "Isso porque em quase todo tempo estamos lidando ou sabendo de eventos que nos impõem medo, receio", explica. "Ou você vai nos dizer que nunca escutou alguém falar que tal pessoa, que pode ter sido um amigo, parente ou colega distante, já passou por situações de ameaça ou perigo, como uma tentativa de assalto?", questiona.

Serviço - Curso de Autodefesa Urbana da Higa Jiu-Jitsu Clube, clube de artes marciais localizado na Travessa Unaí, número 74, Jardim Samambai. Inscrições pelo formulário, até as 22h da sexta-feira. Para mais informações, entre em contato com o Sensei Adilson pelo WhatsApp (67) 9 9278-1083 ou Instagram @adilsonhigaoficial.