Cultura
UFMS promove caminhada cultural integrando arte, lazer e bem-estar
Atividade Gratuita será realizada no dia 29 de julho e convida a conhecer exposições e espaços culturais
Segunda-feira, 28 Julho de 2025 - 11:59 | Welyson Lucas

Na terça-feira, 29, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove a iniciativa Férias com Arte, caminhada mediada por diversas exposições abertas nos espaços culturais da Cidade Universitária, integrando saúde, cultura e lazer em um único percurso. A atividade gratuita é aberta para as comunidades interna e externa, sendo acessível para diferentes públicos e idades.
A atividade será realizada em dois horários: das 8h às 10h e das 15h às 17h30. O trajeto será iniciado na Galeria de Artes Visuais, localizada no bloco 8, setor 1 da Cidade Universitária, e finalizado no auditório Professor Luiz Felipe de Oliveira, também conhecido como Teatro da Música, no setor 3. Os participantes terão contato com a exposição Entre Olhares: Poéticas Autorais, que reúne obras do professor do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação Isaac Camargo; o Memorial Glauce Rocha, que preserva a história da atriz sul-mato-grossense que dá nome ao teatro e celebra sua contribuição para o teatro, cinema e televisão; a exposição Itinerâncias, compostas por obras do acervo da UFMS, disponível na Casa da Ciência e Cultura; e a mostra coletiva Jovens Artistas, com produções contemporâneas de novos talentos.

“Hoje, temos quatro exposições em diferentes equipamentos culturais da Universidade, à espera do público para ganhar vida. Por isso, pensamos em promover uma atividade durante as férias para as pessoas curtirem uma caminhada enquanto conhecem nossos espaços de arte, os artistas e os temas que estão nessas exposições”, explica a diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Esporte (Proece), Rozana Valentim.
Para a diretora, o período de férias pode ser uma oportunidade para aliar o descanso ao lazer e conhecimento. “É muito importante aproveitarmos para escutar músicas, ver filmes, ler livros, visitar exposições, isso tudo nos ajuda a ampliar nossa compreensão sobre a vida e a curtir também, sem muito compromisso”, afirma. “Esperamos receber turmas animadas, disponíveis para olhar as obras, trocar ideias e caminhar por lugares que acredito que muitos ainda não conhecem, como nossa Galeria de Artes Visuais, o Memorial da Glauce Rocha, a Casa da Ciência e Cultura e a galeria do Teatro da Música. Nesses espaços tem muita coisa interessante para se ver”, ressalta Rozana.
A atividade foi elaborada para ser acessível para diferentes públicos, incluindo pessoas idosas, crianças e iniciantes, com percursos planos, com poucos obstáculos e locais de descanso ao longo do caminho. Os participantes serão acompanhados por guias, monitores e profissionais capacitados para prestar auxílio, se necessário.

A diretora de Esporte e Lazer da Proece, Edineia Ribeiro, ressalta os benefícios das atividades físicas leves, como caminhadas. “Quando associadas ao lazer e à cultura, essas atividades trazem diversos benefícios para a saúde física e mental, pois melhoram a circulação, a mobilidade articular, a capacidade pulmonar e contribuem para o controle da pressão arterial e do peso, reduzem o estresse, melhoram o humor e ajudam na prevenção de ansiedade e depressão”, elenca.
“A caminhada em grupo fortalece a integração social, promove a inclusão e gera o senso de pertencimento. Quando a caminhada é integrada a roteiros culturais, despertamos a valorização cultural, pois permite a (re)descoberta de patrimônios históricos, artísticos e naturais, enriquecendo a experiência com aprendizado e identidade local”, completa Edineia.
A diretora chama atenção para a necessidade de hidratação devido ao período de seca vigente. “Recomendamos que faça a ingestão de água antes, durante (em pequenas quantidades) e após a caminhada. Pedimos que os participantes do evento tragam a sua garrafinha d’água”, aconselha. “Além disso, evite alimentos pesados antes da atividade e deem preferência para o uso de roupas leves, tênis confortável e proteção solar (boné, óculos, protetor). E não podemos dispensar alguns minutinhos de alongamento que ajudam a prevenir lesões e melhoram a mobilidade”, finaliza Edineia.
Últimas Notícias
- Saúde - 17:13 Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita
- Aral Moreira - 16:58 Dupla presa por transportar maconha com destino ao interior de SP
- Ditadura - 16:52 Brasil agradece Argentina por identificar pianista vítima da ditadura
- Mega-Sena - 16:10 Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça
- Educação - 15:52 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
- Condenação - 15:30 Ex-prefeito e mais três réus são condenados após ação do MPMS em Maracaju
- Nova Alvorada do Sul - 15:00 Casal é preso pelo estupro das filhas
- FGTS - 14:45 Mais de 80 mil empregadores devem regular FGTS de domésticos
- Economia - 14:31 Faturamento da indústria subiu 5% em 2025, mostra CNI
- Educação - 14:04 Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa