Cultura
ONGs recebem projetos de percussão
Iniciativa cultural tem patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais
Terça-feira, 19 Outubro de 2021 - 16:52 | Redação

Em outubro e novembro, o Projeto Batuque-se, do músico Chico Simão, está levando oficinas de percussão a alunos de ONGs e escolas estaduais de Campo Grande e Bonito. A iniciativa cultural tem patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O Projeto Batuque-se foi criado para o jovem estudante, entre o 9º ano do Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio. Com instrumentos de percussão brasileira e africana como a alfaia, agogô e djembes, a prática coletiva oferece aprendizagem técnica e desenvolvimento musical. Ao mesmo tempo visa abrir espaço para mediação cultural com temáticas importantes para essa etapa da vida estudantil.
“As oficinas de música tem como foco o jovem e seu desenvolvimento. Através das aulas de percussão valores como respeito, paciência espírito de grupo, liderança, motivação e superação são vivenciados de maneira ordenada através da experiência com a prática musical com os tambores e demais instrumentos de percussão. Além da própria música em si, com aprendizados de ritmos brasileiros em diversos instrumentos”, explicou o músico Chico Simão.
Chico Simão, nascido e criado na zona oeste de São Paulo, chegou a Campo Grande/MS em 2001 com uma bagagem musical e experiências profundas com grupos de percussão, pesquisa e exploração de ritmos.
Estudou na Universidade Livre de música Tom Jobim, participou de grupos e movimentos culturais na cidade mais cosmopolita do país. Em Mato Grosso do Sul, formou-se em Licenciatura em Música, foi professor e técnico convocado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, músico concursado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, fundador e diretor musical do grupo de percussão Bojomalê, analista pelo Sesc Lageado desenvolvendo diversas atividades ligadas ao ensino da música. Organizou intercâmbios entre mestres de outras capitais e países como Fernando Barba (Barbatuques, SP), Éder Rocha (Mestre Ambrósio) e Valter França (Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife) e Fanta Konatê de Guiné-Conacri, cantora, bailarina, compositora e ativista cultural fundadora do Instituto África Viva, vencedora do Prêmio Luiza Mahin e considerada uma referência cultural da Guiné Conacri. É baterista e percussionista da banda Sarravulho (www.sarravulho.com.br) com 3 álbuns gravados e lançados.
Ao longo de mais de 20 anos em Campo Grande participou de eventos corporativos, congressos, aulas, oficinas, workshops, shows e espetáculos. A fusão entre sua experiência acadêmica e prática culminou em sua Oficina de Percussão Vivência Rítmica, que são aulas práticas de música envolvendo a percussão corporal e a prática coletiva com tambores e instrumentos de percussão.
Últimas Notícias
- MS Ativo - 18:08 Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
- Olímpiada de Matemática - 17:50 Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
- Investimentos no MS - 17:30 Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
- Rapidez em atendimentos - 17:10 Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
- Condenação - 16:50 Erro em laudo leva clínica e médico a indenizar gestante por danos morais
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro