• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Cultura

Como o TikTok mudou a indústria da moda

Sábado, 04 Dezembro de 2021 - 10:42 | Redação


Da mistura de Musica.ly e Vine nasceu o TikTok, o aplicativo criado para gravar e publicar vídeos de playbacks musicais, quadrinhos ou desafios de dança criados por usuários do mesmo aplicativo. O que o distingue dos outros é o seu conteúdo divertido, inovador e provocativo. E falamos isso porque produzir conteúdo com este aplicativo exige muita criatividade, já que o usuário pode escolher em um banco de dados de canções e efeitos visuais que incluem filtros para personalizar ainda mais seu vídeo antes de publicá-lo.

Algumas de suas principais características são a sincronização labial, gravação de seu próprio vídeo usando áudio de outros vídeos, truques de mágica e, principalmente, as suas ferramentas de edição, que fornecem aos usuários recursos para criar vídeos divertidos, como a capacidade de gravar a sua reação a um vídeo enquanto você está assistindo. Esses vídeos aparecem no feed principal de acordo com o tipo de vídeo que o usuário mais assiste e gerando um entretenimento praticamente infinito e.

O crescimento de usuários desde o início da pandemia COVID-19 foi exponencial. Atualmente se tornou a rede social acima do Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat, tornando-se o aplicativo de referência para a geração Z. Empresas de videogame e eletrônicos começaram a anunciar os seus produtos no aplicativo, para criar desafios para se tornar viral e obter mais publicidade. Aos poucos, o TikTok foi atraindo aqueles influencers e marcas que buscavam atingir um público jovem que já não encontrava tanto em redes sociais como o Instagram ou o Snapchat. Esse crescimento, obtido pelas redes sociais, é exponencialmente semelhante ao crescimento dos sites de jogos de azar, como o 22Bet

O que o diferencia de outras redes sociais?

- A Geração Z busca dinamismo, diversão constante e diversificada. É por isso que o TikTok tem uma duração limitada de vídeos, para favorecer a criação de vídeos curtos e de conteúdo diverso.

- Pode ser editado no próprio aplicativo. O usuário tem o seu próprio editor de vídeo no próprio aplicativo, o que permite usar os filtros e efeitos de última moda, assim como inúmeras músicas e áudios cativantes ou criar o seu próprio áudio.

- Tem como foco destacar o conteúdo dos seus usuários. Ao contrário de outras redes sociais, o feed principal de cada usuário mostra vídeos de outros perfis –quase sempre desconhecidos– cujo conteúdo corresponde aos seus interesses.

Mas, o que faz que o TikTok tenha mudado a indústria da moda? A Geração Z está totalmente imersa no mundo TikTok. São naturalmente geradores e consumidores de conteúdo, o que os torna um alvo muito procurado pelas empresas. Influencers como Bella Hadid ou marcas como Saint Laurent ou Louis Vuitton entraram neste aplicativo adicionando ou criando desafios ou mostrando as suas novas coleções a ponto de criar conteúdo exclusivo e ao vivo nesta plataforma criando a sua própria semana de moda, que a A partir de setembro 2021, a hashtag #FashionWeek já obteve 3,1 bilhões de visualizações.

Mas o TikTok não só se tornou o canal das grandes marcas e influencer da moda para atrair à Geração Z, mas também se tornou um gerador de novos influencers da moda, novos estilos e um potencializador de novas marcas, especialmente moda sustentável e vintage, estabelecendo novas tendências e looks que depois vemos nas vitrines das nossas marcas de moda favoritas.

Ensinando o processo criativo da moda, desde o esboço ao desfile, descobrindo novos modelos através do TikTok ou fazendo o desfile da nova coleção Louis Vuitton transmitindo-o ao vivo exclusivamente através do aplicativo. Em pouco mais de um ano, o TikTok se tornou uma rede social essencial para o mundo da moda.

SIGA-NOS NO Google News